PLANTIO
PLANTIO DE MUDAS
O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O retorno desta atividade é sentido rapidamente e o investimento é muito pequeno. Escolha plantar uma muda pelo planeta!
ONDE PLANTAR?
Escolha um local adequado ao plantio da muda, possibilitando o seu pleno crescimento, de maneira que também ofereça segurança ao entorno, tendo em vista o porte que a árvore pode atingir. Não plante no passeio ou áreas públicas sem antes consultar a equipe técnica da Prefeitura.
COMO PLANTAR?
– Faça um buraco com dimensões adequadas para o bom desenvolvimento das raízes da muda. Recomenda-se que a profundidade e largura sejam, no mínimo, de 50cm;
– Misture um pouco de adubo, preferencialmente orgânico, na terra retirada do buraco;
– Plante, a muda com o seu torrão, após retirar o plástico, deposite a mistura terra/adubo de volta ao local, recobrindo o buraco até o nível do solo;
– Plante, se possível, a muda com tutor (estaca) para um crescimento bem direcionado.
COMO CUIDAR?
– Molhe a muda periodicamente de maneira a manter o solo sempre úmido, porém, sem excessos;
– Se necessário, faça outras adubações ao longo do tempo;
– Após certo tempo de desenvolvimento da planta, faça podas para uma boa formação de copa.
Como o reflorestamento ajuda o planeta?
Desde o início do século 20, as florestas do mundo perderam cerca de 20% de sua cobertura. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de 7,3 milhões de hectares (18 milhões de acres) de floresta são perdidos a cada ano, e cerca de metade das florestas tropicais da Terra já foram desmatadas.
Plantar bilhões de árvores em todo o mundo é uma das maiores e mais baratas formas de retirar o CO2 da atmosfera para enfrentar a crise climática. As florestas não apenas agem como sumidouros de carbono, mas também fornecem habitat vital para animais e serviços ecológicos para humanos, como purificar o ar que respiramos e regular as temperaturas locais.
Programas de reflorestamento responsáveis podem estabilizar a terra contra erosão ou desastres naturais, melhorar a saúde do solo e a recarga das águas subterrâneas, promover a fauna nativa e endêmica e proporcionar desenvolvimento econômico para as comunidades próximas.
O reflorestamento é uma das formas mais importantes e acessíveis pelas quais as pessoas podem contribuir para resolver os desafios da mudança climática.