INICIATIVAS

 

INICIATIVAS DE AÇÕES CONTÍNUAS DO LIMPA BRASIL

Objetivo: Sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade para refletir, por meio de ações práticas, sobre sua responsabilidade quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente e de toda vida.

INICIATIVA

#EuCuidoDoMeuQuadrado

A iniciativa #EuCuidoDoMeuQuadrado visa mobilizar durante o ano toda a sociedade brasileira e países lusófonos a praticar ações de cuidados nos seus quadrados, iniciando em suas residências e externando para os espaços públicos para que possam ser reconhecidos como extensões de sua casa.

CAMPANHAS
  • Mapeamentos

    A campanha visa sensibilizar engajar a sociedade para que possamos realizar mapeamentos de locais de descarte irregular de resíduos, locais de entrega de material reciclável, ruas onde há coleta seletiva, nascentes e áreas degradadas, dentre outros para encontrar soluções para os problemas levantados e colocá-los em ação.

  • Campanhas anuais

    Campanhas realizadas pontualmente em comemoração as datas:

Dia da Água
22 de março

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Dia da Terra
22 de abril

O Dia da Terra foi uma resposta unificada a um ambiente em crise: derramamentos de óleo, poluição atmosférica, dentre outros. O primeiro Dia da Terra é creditado com o lançamento do movimento ambiental moderno e reconhecido como o maior evento cívico do planeta.

Dia do Meio Ambiente e Oceanos
5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental. Desde 1974, é celebrado todos os anos em 5 de junho, incentivando governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente.

DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA

Também conhecida como Década do Oceano, a década de 2021-2030 tem a meta de mobilizar a comunidade científica, os legisladores, as empresas e a sociedade civil para um programa de pesquisa conjunta e inovação tecnológica, com o objetivo de melhorar a planificação e a gestão do espaço marítimo e dos recursos oceânicos e costeiros.

Dia Mundial da Limpeza
16 de setembro

O World Cleanup Day é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Dia do Rio
24 de Novembro

O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março – estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.

INICIATIVA

Keep It Clean

Como manter limpa as nossas cidades

Para manter nosso planeta limpo e livre de resíduos, precisamos de uma mudança fundamental e de cooperação entre os diferentes setores das sociedades. Com o Keep It Clean, pretendemos fornecer às pessoas, comunidades, organizações e governos um plano de ação de como podemos manter nosso planeta livre de resíduos.

PLANO DE AÇÃO
  • Mapeamento do problema

    A campanha visa sensibilizar engajar a sociedade para que possamos realizar mapeamentos de locais de descarte irregular de resíduos, locais de entrega de material reciclável, ruas onde há coleta seletiva, nascentes e áreas degradadas, dentre outros para encontrar soluções para os problemas levantados e colocá-los em ação.

  • Mapeamento de soluções

    Mapeamento das soluções existentes e da necessidade de novas.

CAMPANHA

MAPEAMENTO DE PONTOS VICIADOS DE LIXO

Existem diversos pontos viciados de lixo no Brasil há décadas, que além de gerarem um enorme gasto para os municípios com a limpeza, geram diversos impactos negativos em esferas como social, ambiental, econômica, saúde pública, etc. Em decorrência disso, queremos sensibilizar engajar a sociedade para que possamos realizar o mapeamento desses locais e encontrar soluções para erradicá-los.

CAMPANHA

MAPEAMENTO DE PONTOS DE ENTREGA DE MATERIAL RECICLÁVEL E COLETA SELETIVA

Tem um ponto de entrega de resíduos ou outros materiais e quer incluí-lo no mapa #EuCuidoDoMeuQuadrado para que outras pessoas possam encontrá-lo? Na sua rua há coleta seletiva? Você realiza drive thrus ambientais? Ajude-nos a mapear os pontos, locais e ruas onde há a coleta de materiais recicláveis para que a população fique mais informada e tenha acesso amplo a todos esses pontos.

Apoio

Tradutor