LIMPEZA
MENTAL
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Limpeza Mental

WWW (World Wellness Weekend) é um evento mundial que acontece em mais de 2 mil cidade e 147 países, dedicado exclusivamente à promoção da saúde e do bem-estar é a parceira oficial do Dia Mundial da Limpeza no Brasil e co-realizador da atividade de Limpeza Mental do programa #EuCuidodoMeuQuadrado.

Em parceria com o Instituto de Índice de Sustentabilidade Global das Nações Unidas, a WWW incentiva locais, grupos, associações, federações, agências de visitantes, prefeitos, vereadores e governadores a organizarem atividades de bem-estar gratuitas, divertidas e criativas no terceiro fim de semana de setembro para a sua comunidade.

E esse ano estará mais uma vez realizando a Semana do Bem Estar Mundial de 15 a 17 de setembro e convida a todos os brasileiros residentes do Brasil e no exterior a participarem conosco no Dia Mundial da Limpeza através das atividades de bem-estar dos 5 Pilares.

Pilares

Atividades:

  • Detox Digital
  • Exercícios respiratórios antes das atvidades de plogging
  • Evitar o uso do telefone celular durante as atividades de plogging.

Como fazer um detox digital?

  1. Estabeleça metas

Para quem precisa da internet para trabalhar ou se comunicar, é difícil se ‘desfazer’ dela de uma hora para a outra. Por isso, o melhor é começar estabelecendo pequenas metas. Mas, antes disso, faça o rastreamento dos aplicativos do celular para entender quanto tempo você gasta usando cada um.

Com essa informação em mãos, determine a redução do uso dos apps de 30 em 30 minutos por dia, por exemplo. No decorrer da sua adaptação, procure criar metas mais desafiadoras, como passar um dia do final de semana sem tocar no celular.

  1. Defina horários

Dar uma última conferida nos posts e stories dos seus amigos nas redes sociais parece algo irresistível antes de pegar no sono? Essa atitude, aparentemente inocente, pode ser um gatilho para a insônia. Então, que tal definir os horários ideais para se conectar e se desconectar?

No expediente do trabalho, se não necessita da internet para realizar as suas atividades, tente evitar espiar as redes sociais ou atender a uma mensagem que pode ser respondida mais tarde. Quando chegar a noite, pare de navegar, pelo menos, duas horas antes de se deitar.

Para uma desintoxicação avançada, você pode definir o uso da internet 30 minutos por dia. Nesse caso, a ideia é distribuir o tempo, reservando 10 minutos para o período da manhã, mais 10 à tarde e os últimos 10 à noite.

  1. Tire o celular de perto

Um dos principais males do uso demasiado das ferramentas digitais é atrapalhar as conexões da vida real. Isso porque as pessoas podem estar reunidas no mesmo ambiente, mas nem sequer se olhar, já que estão distraídas com as suas telas.

Na hora de fazer as refeições com a sua família ou com os seus amigos, deixe o celular longe da sua vista para aproveitar melhor o momento. Nos dias em que estiver cumprindo as suas metas de detox, o mais indicado é guardar o aparelho no fundo de uma gaveta para não cair na tentação de usá-lo.

  1. Pratique novas atividades

Procure novas atividades e tarefas que substituam o uso do celular e da internet. Antes de dormir, dê preferência para a leitura de livros. Se sobrou um tempo no seu dia, que tal se matricular na academia ou fazer uma caminhada ao ar livre? Aos finais de semana, chame a família para assistir a um filme, cozinhar uma refeição ou conversar.

Reaprender a apreciar o ócio criativo e saborear as atividades comuns da vida, como tomar um café em família ou ver ações artísticas, ou mesmo a natureza, são momentos importantes para restaurar as nossas energias.

Atividades:

  • Alimentação consciente
  • Jejum

Atividades:

  • Exercício aeróbicos antes das atividades de plogging

Atividades:

  • Mindfullness e meditação
  • Leitura, música, etc.

Atividades:

  • Plogging
  • Doações
  • Sustentabilidade
  • Plantar árvores

Como fazer um plogging?

plogging é um movimento global recente que se originou na Suécia. Aproveita a corrida, caminhada e outros esportes ao ar live para recolher os resíduos que sujam as nossas cidades e espaços naturais. A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes (ploggers) saem para rua com um saco de lixo com a ideia de recolher os resíduos que encontrarem durante a prática esportiva.

Dicas:

Faça plogging em grupo
Esta atividade, como outros esportes individuais, é mais divertida se você praticar com outras pessoas.

Combine com outros exercícios
Ao recolher os resíduos do chão, faça agachamentos ou flexões com só uma perna. Ao se agachar, você melhorará a mobilidade articular do quadril, adutores e tornozelos.

Troque a sacola/saco de braço
Troque com frequência de lado para evitar contraturas por carregar o peso sempre do mesmo lado. Também utilize luvas para não sujar suas mãos.

Faça corridas rápidas e curtas
Para melhorar o rendimento cardiovascular, é bom correr menos de 10 quilômetros; também acrescente intensidade à sua sessão subindo em objetos, saltando ou com mudanças de ritmo.

Inclua dinâmicas de competição
Compita com equipes de outros ploggers para ver quem recolhe mais lixo em menos tempo. No final da sessão, conte os resíduos e leve-os ao ponto de reciclagem mais próximo.

Tente com outros esportes
plogging não é exclusivo do running. Você também pode praticá-lo ao caminhar, remar ou andar de bicicleta.

Como participar

Registre-se

Faça o seu cadastro no site do Limpa Brasil para participar da campanha

Inscreva-se

Atividade individual

Realize uma das atividades propostas e compartilhe! Tire uma foto realizando a atividade fazendo o símbolo do WWW com a palma da mão virada para a câmera e compartilhe nas redes sociais com as hashtags #DiaMundialdaLimpeza #DMLWWW #WWWBR #WorldWellnessWeekend #WellnessForAll e marque @limpabrasil @coyawellness

Liderar atividade em grupo

Você pode liderar a própria atividade pessoal de Bem-Estar e chamar mais pessoas para participar com você.

Registre seu evento

Encontrar atividades em grupo

Ou encontre uma atividade em grupo perto de você

Encontrar atividade

CADASTRE-SE COMO VOLUNTÁRIO

Vai participar dessa atividade? Cadastre-se como voluntário e garanta um certificado de participação após a ação!

FIQUE POR DENTRO

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre o Dia Mundial da Limpeza. Convide seus amigos, familiares e compartilhe as publicações em suas redes sociais para alcançar mais pessoas!

       

 

CHEGOU O DIA!

Participe do Dia Mundial da Limpeza no dia 16 de setembro realizando qualquer das atividades propostas e compartilhe suas fotos e vídeos com as hashtags #DiaMundialdaLimpeza2023 #WorldCleanupDay2023 #limpabrasil #teoriaverde. Marque @limpabrasil e @teoriaverde em suas postagens.

Tradutor