O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Faça parte desta data tão importante realizando ações e atividades como:
- Plantio em nascentes e outros locais;
- Reduzir consumo de água – em casa, na escola, no trabalho.
- Formação de grupos para limpezas de florestas, rios, parques locais/municipais/estaduais e praias.;
- Oficinas abordando o tema;
- Palestras abordando o tema (a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimados e o esgotamento de recursos não renováveis);
- Eventos online;
- Criação de Comitê de Planejamento para abordagem do tema;
- Apresentação ou exibição de filmes sobre o tema em escolas;
- Implantação de reciclagem, compostagem.
No Brasil, o Instituto Limpa Brasil apoia o Movimento Água Corrente.
Há muitas coisas que as pessoas podem fazer de forma individual e coletiva, partindo do princípio de que é preciso ter consciência de como a água é valiosa. O Movimento Água Corrente tem como propósito aglutinar mais pessoas em torno da causa, com atenção especial às crianças, e engajar a sociedade com ações contínuas que despertem consciência com relação ao bom uso da água e à prevenção da poluição dos recursos hídricos, além de promover uma relação de afetividade com esse bem comum e divulgar soluções possíveis no dia a dia para economizar água.
Água
É fato conhecido que a água doce é um bem finito e limitado. A água é nosso maior bem e, ao mesmo tempo, um grande desafio para a humanidade. As civilizações que conseguiram respeitá-la, prosperaram. No Brasil se localiza 12% da disponibilidade de água doce superficial do mundo, sendo este um dos grandes patrimônios do país, que deve ser conservado.
Sua falta ou escassez causam sérias implicações na sustentabilidade da vida: na cultura humana, na manutenção dos ecossistemas, no próprio ciclo hidrológico e, inclusive, com impacto econômico. No entanto, a realidade atual proporciona que sete em cada dez pessoas tenham acesso à água corrente em casa. Assim, fica fácil esquecer o grande valor da água quando toda vez que abrimos a torneira, ela está lá, limpa e em abundância.
Dados da ONU mostram que, neste século, o consumo de água aumentou sete vezes. Isso sem falar nas mudanças climáticas que afetam a água e prolongam os períodos de seca. Além disso, dados do Sistema Nacional de Indicadores de Saneamento – SIS, de 2016, indicam que 37% da água tratada e própria para o consumo no país é desperdiçada.
É necessário esclarecer a população e incentivar o consumo mais comedido e consciente. Mais do que isso, é preciso compreender o valor da água. Precisamos reconhecer que cada um de nós, cidadãos, empresas e governos, deve cuidar da água enquanto ainda temos o bastante. Afinal, o desperdício é um dos principais vilões da escassez. É muito importante recuperar nossa consciência histórica com esse bem comum. Precisamos salvar a água!
Dados sobre a água
- De toda a água que existe no planeta, 97% é salgada e não podemos beber. Tirar o sal da água é um processo que custa muito caro e inviável atualmente.
- Desses 3% de água doce restante, 2% está presa em geleiras nos polos do planeta. Para nós, seres humanos, resta apenas 1% e a maior parte disso se encontra no subsolo, onde o acesso é difícil e caro de tirar.
- Somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta para essa quantidade de água.
- Desses 1%, 25% de água está contaminada, como é o caso do Rio Pinheiros ou da Baía de Guanabara, por exemplo.
- Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015 indicam que, até 2040, a maior parte do mundo não terá água suficiente para o ano inteiro.
- Milhões de pessoas que moram em países em desenvolvimento têm que andar até 6 km por dia para encontrar água potável.
- O Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce do planeta: 12,8%. Mesmo assim, em 2014, diversas cidades brasileiras, como São Paulo e Minas Gerais, enfrentaram a maior crise hídrica da história. A água teve que ser racionada, ou seja, dependendo do dia da semana e da região onde se encontravam, o governo cortava a água das casas.
- O desperdício de água tratada, ou seja, a água que usamos em casa, chega a 37%. Podemos dizer que desperdiçamos quase metade da água a que temos acesso.
- Levantamento feito pela Comissão Mundial de Águas mostrou que os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com a poluição. De acordo com estudo feito pela ONG Food and Water Watch, cidades que juntas contabilizam mais de 3,5 bilhões de habitantes vão enfrentar problemas de abastecimento de água em 2025, como consequência da poluição dos rios.