UNESCO premia Dia Mundial de Limpeza com o prêmio Educação para o Desenvolvimento Sustentável
A UNESCO nomeou a ação do Dia Mundial da Limpeza e seu Plano Manter Limpo como um dos três vencedores do Prêmio UNESCO-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável deste ano.
Os vencedores deste ano foram escolhidos por um júri internacional independente de 87 candidaturas, submetido pelos governos dos Estados-Membros da UNESCO e organizações em parceria oficial com a UNESCO. Os principais critérios de seleção foram o potencial de transformação dos projetos, sua qualidade inovadora e a capacidade de abranger todas as três dimensões da sustentabilidade – a economia, a sociedade e o meio ambiente.
O Dia Mundial da Limpeza uniu 15 milhões de pessoas em 158 países e territórios para o maior dia de coleta de lixo da história da humanidade em 15 de setembro. “Este tem sido um incrível esforço compartilhado de milhares de organizadores e líderes que querem aumentar a conscientização e criar uma mudança duradoura em seus bairros”, disse Eva Truuverk, chefe do conselho administrativo da Let’s Do It! Fundação, impulsionando o Dia Mundial da Limpeza. Ela acrescentou: “Uma ação de limpeza em massa é a melhor maneira de realmente envolver as pessoas e colocar o problema em foco, mas sempre o vimos apenas como um começo. Para realmente resolver a crise global de resíduos mal geridos, precisamos de compromissos e passos muito claros de todas as partes. ”
Um grupo de renomados pesquisadores e especialistas, trabalhando sob as asas do Let’s Do It! Foundation, preparou um conjunto claro de sugestões, intitulado “Keep It Clean Plan”, que foi lançado em 16 de setembro. O plano incorpora os princípios da estratégia “Zero Desperdícios” e conclui com ações recomendadas para empresas, governos, cidadãos e ONGs para implementar etapas específicas para lidar com a crise mundial de resíduos geridos de forma inadequada.
Vamos fazer isso! A Fundação procura trabalhar em cooperação com os líderes do país e da comunidade, bem como com parceiros, para desenvolver mais roteiros baseados no país para melhores sistemas e políticas de gestão de resíduos, envolvendo assim os setores público e privado, bem como as comunidades locais. Os próximos passos de colaboração baseados no Plano Keep It Clean serão decididos em conjunto com os líderes do país na 8ª Conferência Mundial Limpa, realizada em Tallinn nos dias 24 e 27 de janeiro de 2019.
O Dia Mundial da Limpeza está sendo impulsionado pela Let’s Do It! Fundação, que cresceu a partir do movimento cívico Let’s Do It! World. O movimento tem iniciado ações de limpeza em todo o mundo ao longo da última década, com mais de 35 milhões de voluntários participando do total. Tudo começou no pequeno país da Estônia, no norte da Europa, em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A tecnologia criada pelo ex-arquiteto-chefe do Skype e co-fundador da Starship Technologies, Ahti Heinla, permitiu que a equipe organizadora mapeasse mais de 10 mil pontos de lixo antes da limpeza e organizasse o trabalho de 50 mil voluntários. Juntos, eles coletaram mais de 10.000 toneladas de resíduos mal administrados da natureza e áreas públicas.
O diretor-geral da UNESCO e um representante do governo do Japão concederão o prêmio aos três laureados em uma cerimônia na Sede da UNESCO em Paris, em 9 de outubro de 2018, durante a 205ª sessão do Conselho Executivo da UNESCO
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.