O descarte adequado de medicamentos

O descarte adequado de medicamentos

Texto por: Hayllame Negreiros – Equipe Limpa Brasil

O que você faz quando não precisa mais de um remédio?

Numa escala global, o Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos e cerca de 70% dos usuários realizam o descarte incorreto daqueles que estão em desuso ou vencidos. Pode-se citar dois bons exemplos de destino desses remédios: o lixo comum e as redes públicas de esgoto, como vasos sanitários e ralos de pias. Entretanto, o que pouca gente sabe são os danos ambientais que podem ser causados por esse descarte incorreto.

As substâncias químicas contidas nesses medicamentos podem chegar a córregos e rios, contaminando a água que consumimos, além do solo e os animais. Pessoas que manejam resíduos em centros de reciclagem ou lixões também correm risco de contaminação.

Algumas simples ações fazem a diferença para que consequências como essas não ocorram, por exemplo:

  • Somente utilizar medicamentos com indicação profissional.
  • Consumir adequadamente, seguindo a prescrição médica.
  • Pedir orientação em farmácias, para que não haja sobras.
  • Não acumular medicação em sua residência.

Dentre outras opções, não obstante, o principal objetivo é realizar o descarte correto. Algumas drogarias, hospitais e postos de saúde realizam a coleta desses medicamentos fora de uso ou validade e destinam tais substâncias de maneira adequada. Por isso, é viável buscar informações no site da prefeitura da sua cidade ou na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de você.  No entanto, não é uma responsabilidade apenas do cidadão comum, a vista que o excesso pode vir da própria prescrição médica ou da quantidade de remédios na cartela ou frasco. Desta forma, ainda que não exista uma lei em vigor, a indústria farmacêutica, juntamente com os órgãos públicos, deve possibilitar a venda de porções adequadas para cada tratamento, além de conscientizar a população e divulgar os locais de coleta.

Pequenas ações determinam diferenças extraordinárias. Juntos somos capazes de mudar o mundo e preservar o meio ambiente, faça parte dessa mudança você também!

Busque o ponto de coleta mais próximo de você: https://www.descarteconsciente.com.br/pontos-de-coleta  

Leave a Reply

Tradutor