Acesso a água em comunidades isoladas

Acesso a água em comunidades isoladas

Texto por: Hayllame Negreiros – Equipe Limpa Brasil

Em pleno século XXI, indivíduos sofrem com a falta de água potável.

Argumentar sobre saneamento básico exige atenção redobrada, inovação, planejamentos e adaptações ao território em relação a comunidades isoladas, ocupações urbanas em situações precárias ou regiões semiáridas, considerando a diferença entre cidades rurais e urbanas em boas condições, que já possuem sistemas de distribuição de água potável ou, ainda que não tenham, podem ter acesso a poços com água limpa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil aborda os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A partir dela, é possível fazer uma comparação entre Santos, Munícipio de São Paulo, que aparece no topo do Ranking do Saneamento Básico das cem maiores cidades brasileiras, e Santarém, Município do Paraná, que aparece na 97ª posição do Ranking. O índice de atendimento na cidade paraense é de 51,29%, já Santos atende 100% da população.

A diferença mostra as dificuldades enfrentadas por pessoas de cidades menores e destaca a importância do saneamento inclusivo que propõe a colaboração com a construção de soluções adaptadas ao território por meio de projetos de iniciativas privadas e, principalmente, do Poder Público para sistematização de ferramentas, metodologias e discussão de abordagens para dar escala às ações que tornem o saneamento algo universal. Desta forma, também se torna importante o envolvimento da própria comunidade para acompanhar e fortalecer os princípios de sustentabilidade.

O Dia Mundial da Água instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 é comemorado no dia 22 de março e tem como objetivo demonstrar a importância da água. Sendo assim, sua principal norma é que “a água faz parte do patrimônio do planeta” e, consequentemente, de quem vive nele. Portanto, é um direito de todos ter acesso ao que temos de mais importante no planeta.

Para conferir um exemplo de sistema de saneamento inclusivo implementado na região Norte do Brasil, acesse o site:

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/projeto-leva-abastecimento-e-agua-tratada-a-moradores-de-comunidades-isoladas/

Leave a Reply

Tradutor