Dia da Água

Home / Dia da Água

DIA DA ÁGUA | FAÇA ESSA IDEIA FLUIR | 22 MARÇO

Junte-se ao Limpa Brasil em 22 de março para o próximo Dia Mundial da Água que esse ano leva o tema “Faça essa ideia fluir”. Há muitas coisas que podemos fazer de forma individual e coletiva, partindo do princípio de que é preciso ter consciência de como a água é valiosa. E esse ano estamos levantando a bandeira da prevenção da poluição dos nossos recursos hídricos pelos resíduos e o bom uso da água.

Participe conosco! Conheça as nossas ações para o Dia da Água:

Atividades

A realidade atual proporciona que sete em cada dez pessoas tenham acesso à água corrente em casa. Assim, fica fácil esquecer o seu grande valor quando toda vez que abrimos a torneira, ela está lá, limpa e em abundância. O desperdício da água que usamos chega a 37%. Podemos dizer que desperdiçamos quase metade da água a que temos acesso. 

Um levantamento feito pela Comissão Mundial de Águas mostrou que os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com a poluição. De acordo com estudo feito pela ONG Food and Water Watch, muitas cidades vão enfrentar problemas de abastecimento de água em 2025, como consequência da poluição dos rios. 

Diante dos fatos fica um questionamento: água, fonte de vida ou depósito de lixo? É necessário esclarecer a você que sem cuidado não há vida. Mais do que isso, é preciso compreender o valor da água, a fonte que torna tudo possível. Nós somos água! 

Faça essa ideia fluir! 
Participe da campanha em comemoração ao Dia da Água no dia 22 de março realizando uma ou mais atividades.
  • MUTIRÕES DE LIMPEZA

    Participe de um mutirão de limpeza em áreas de nascentes, rios, praias, lagos, manguezais e outros.

    Encontre uma ação dos nossos líderes mais perto de você clicando aqui

  • LIMPEZA INDIVIDUAL

    Outra opção são os mutirões de limpeza individuais. Faça uma pequena ação individual no desafio #EuCuidodoMeuQuadrado

    Faça uma ação de limpeza na sua própria rua/praça, tire uma foto do antes e depois e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo postando as fotos nas redes sociais com as hashtags #DiadaÁguaLimpaBrasil #EuCuidodoMeuQuadrado e marcando @limpabrasil.

    Confira dicas e orientações para realização da limpeza individual aqui.

  • Mapeamento de pontos viciados de lixo

    Você já se deparou ou até mesmo convive perto de um local com descarte inadequado e recorrente onde as pessoas jogam lixo e entulho? Muito desse lixo vai parar em bueiros que ficam entupidos alagando regiões inteiras! Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema para que soluções sejam colocadas em prática.

    Clique aqui para saber como participar dessa ação

  • PLANTIO EM ÁREAS DE NASCENTES

    Engajamento de voluntários para plantio e monitoramento de mudas em áreas de nascente ou outros locais.

    Antes de realizar um plantio:

    • Entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente da sua cidade para verificar qual tipo de árvore e local é adequado para plantio na sua região;

    • Certifique-se de ter condições de monitorar e cuidar da muda plantada.

    Encontre mais informações sobre plantio aqui

  • Desafio #Menos1minuto

    Adote medidas para o consumo consciente seja na sua casa, escola, no trabalho, etc. Confira algumas dicas para colocar em prática aqui.

    Desafie-se: O quanto você pode economizar?

    • Reduza 1 minuto de banho (= 25 litros de água x 30 dias x 12 meses = economia de 9 mil litros/ano).

    • DICA: Utilize o cronometro do celular para contar quanto tempo você demora no banho e quanto conseguiu reduzir.

    • Poste nos stories ou nas redes sociais e marque @limpabrasil uma foto ou o print do seu cronometro com a legenda “Desafio Aceito! #Menos1minuto” e convide outras pessoas a entrarem no desafio.

Blog

DIA DA ÁGUA

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

A ÁGUA

É fato conhecido que a água doce é um bem finito e limitado. A água é nosso maior bem e, ao mesmo tempo, um grande desafio para a humanidade. As civilizações que conseguiram respeitá-la, prosperaram. No Brasil se localiza 12% da disponibilidade de água doce superficial do mundo, sendo este um dos grandes patrimônios do país, que deve ser conservado.

Sua falta ou escassez causam sérias implicações na sustentabilidade da vida: na cultura humana, na manutenção dos ecossistemas, no próprio ciclo hidrológico e, inclusive, com impacto econômico. No entanto, a realidade atual proporciona que sete em cada dez pessoas tenham acesso à água corrente em casa. Assim, fica fácil esquecer o grande valor da água quando toda vez que abrimos a torneira, ela está lá, limpa e em abundância.

Dados da ONU mostram que, neste século, o consumo de água aumentou sete vezes. Isso sem falar nas mudanças climáticas que afetam a água e prolongam os períodos de seca. Além disso, dados do Sistema Nacional de Indicadores de Saneamento – SIS, de 2016, indicam que 37% da água tratada e própria para o consumo no país é desperdiçada.

É necessário esclarecer a população e incentivar o consumo mais comedido e consciente. Mais do que isso, é preciso compreender o valor da água. Precisamos reconhecer que cada um de nós, cidadãos, empresas e governos, deve cuidar da água enquanto ainda temos o bastante. Afinal, o desperdício é um dos principais vilões da escassez.  É muito importante recuperar nossa consciência histórica com esse bem comum. Precisamos salvar a água!

DADOS SOBRE A ÁGUA

• De toda a água que existe no planeta, 97% é salgada e não podemos beber. Tirar o sal da água é um processo que custa muito caro e inviável atualmente.

• Desses 3% de água doce restante, 2% está presa em geleiras nos polos do planeta. Para nós, seres humanos, resta apenas 1% e a maior parte disso se encontra no subsolo, onde o acesso é difícil e caro de tirar.

• Somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta para essa quantidade de água.

• Desses 1%, 25% de água está contaminada, como é o caso do Rio Pinheiros ou da Baía de Guanabara, por exemplo.

• Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015 indicam que, até 2040, a maior parte do mundo não terá água suficiente para o ano inteiro.

• Milhões de pessoas que moram em países em desenvolvimento têm que andar até 6 km por dia para encontrar água potável.

• O Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce do planeta: 12,8%. Mesmo assim, em 2014, diversas cidades brasileiras, como São Paulo e Minas Gerais, enfrentaram a maior crise hídrica da história. A água teve que ser racionada, ou seja, dependendo do dia da semana e da região onde se encontravam, o governo cortava a água das casas.

• O desperdício de água tratada, ou seja, a água que usamos em casa, chega a 37%. Podemos dizer que desperdiçamos quase metade da água a que temos acesso.

• Levantamento feito pela Comissão Mundial de Águas mostrou que os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com a poluição. De acordo com estudo feito pela ONG Food and Water Watch, cidades que juntas contabilizam mais de 3,5 bilhões de habitantes vão enfrentar problemas de abastecimento de água em 2025, como consequência da poluição dos rios.

Tradutor