ChatGPT e tecnologias de IA: devoradores de energia do mundo moderno

ChatGPT e tecnologias de IA: devoradores de energia do mundo moderno

As tecnologias de inteligência artificial deram um enorme salto de desenvolvimento desde os primeiros testes na década de 1950. As ferramentas de IA podem resumir um livro, escrever um artigo, dirigir um carro para você e até mesmo compreender as emoções das pessoas. No entanto, estas ferramentas “mágicas” e o enorme desenvolvimento que implicam, geram um enorme consumo de energia – e é isso que causa preocupação.

Modelos de IA ‘famintos’

Alguns modelos populares de IA, incluindo ChatGPT, estão disponíveis para usuários em todo o mundo sem nenhum custo; outros podem ser usados ​​a preços acessíveis. Mas nenhuma ferramenta de IA é gratuita, se as olharmos de uma perspectiva de consumo de energia. Esses modelos passam por extensos processos de treinamento, muitas vezes envolvendo hardware poderoso e vastos conjuntos de dados. O consumo de energia durante esta fase de formação é significativo, contribuindo para preocupações sobre a pegada de carbono das tecnologias de IA.

A IA, nomeadamente, consome mais energia em comparação com outras formas de computação. É um fato que não pode ser ignorado, pois os esforços mundiais estão unidos na procura de um sistema energético mais eficiente. Por exemplo, a eletricidade necessária para treinar um único modelo ultrapassa o consumo anual de 100 residências nos EUA .

Em 2022, o Google revelou que o aprendizado de máquina representou aproximadamente 15% de seu consumo total de energia em 3 anos. Quando você calcula o uso de energia de toda a esfera do sistema baseado em computador (operado principalmente com a ajuda de IA), ele representará um quinto da demanda mundial de energia até o final de 2030, contribuindo com até 23% das emissões de gases de efeito estufa.

Esforços em direção à sustentabilidade

A falta de recolha sistemática de dados sobre a utilização de energia da IA ​​e os impactos ambientais mais amplos torna esta esfera mais perturbadora para a sustentabilidade mundial. Com o rápido desenvolvimento das tecnologias de IA e a ampla disponibilidade de tais ferramentas, precisamos de maior transparência e acompanhamento neste domínio, juntamente com a priorização das infraestruturas informáticas e dos algoritmos de IA mais eficientes em termos energéticos.

Reconhecendo estas preocupações, investigadores e programadores estão trabalhando ativamente para abordar o consumo de energia dos modelos de IA. Técnicas como poda de modelo, quantização e algoritmos mais eficientes visam reduzir a carga computacional e os requisitos de energia durante o treinamento. Além disso, os avanços no hardware contribuem para um ecossistema de IA mais sustentável.

As diretrizes internacionais também podem ajudar a garantir que o setor da IA ​​cumpra os objetivos sustentáveis. Em continuidade deste e de outros objetivos, a União Europeia está discutindo as primeiras regras mundiais sobre Inteligência Artificial – a Lei da IA ​​da União Europeia – para tornar as ferramentas de IA seguras, transparentes, rastreáveis, não discriminatórias e amigas do ambiente.

Conscientização e responsabilidade do usuário

Os utilizadores finais também desempenham um papel na adoção sustentável de tecnologias de IA. Estar atento ao consumo de energia e optar por plataformas e serviços comprometidos com práticas verdes pode contribuir coletivamente para um ecossistema de IA mais sustentável.

Como consumidores, fazer escolhas conscientes sobre as tecnologias de IA incentiva os desenvolvedores a priorizar a eficiência energética nas suas inovações.

Ação coletiva dá proteção

Embora as tecnologias de IA, como o ChatGPT, tragam avanços sem precedentes para a nossa vida, e todas as suas capacidades estejam por descobrir, o impacto ambiental do seu consumo de energia não pode ser ignorado.

É necessário um esforço conjunto da comunidade de IA, dos líderes da indústria e dos utilizadores finais para garantir que os benefícios da inovação da IA ​​não sejam feitos à custa do nosso planeta.


Participe do Dia da Limpeza Digital e descubra formas de contribuir para a conservação do meio ambiente através da limpeza e bom uso dos seus dispositivos.

Leave a Reply

Tradutor