Primavera X: Gincana nacional quer mobilizar 10 mil crianças e jovens em torno da conservação das águas no país

Primavera X: Gincana nacional quer mobilizar 10 mil crianças e jovens em torno da conservação das águas no país

A PRIMAVERA X SE ESPALHA PELO BRASIL!

Milhares de crianças e jovens estão formando Ligas para cuidar das águas e das suas microbacias!

Desde o dia 09 de setembro, 3.113 pessoas já se cadastraram para jogar a Primavera X 2019, uma gincana nacional de cuidado com as microbacias hidrográficas do Brasil. Deste total, são 2.280 jogadores de 7-17 anos de idade, 346 escoteiros, 258 professores e muitos responsáveis e aliados, organizados em 210 ligas por todo país. Na segunda quinzena de outubro, essa rede jovem vai promover centenas de mutirões de cuidado com as águas.

O game virtual é gratuito e acontece em seis etapas entre 21 de setembro e 28 de outubro de 2019. As inscrições permanecem abertas. Não há data final para chegar novos jogadores e jogadoras no jogo.

“E se construir o mundo dos nossos sonhos pudesse ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso?”. Essa é a premissa da Primavera X, uma tecnologia social em formato de gincana que desafia crianças e jovens de todo Brasil a mobilizar amigos, escolas e comunidades para realizar mutirões em defesa das microbacias hidrográficas em seus territórios.
A ideia é que os jogadores organizem atividades locais e sustentáveis de forma cooperativa, com baixo ou nenhum custo financeiro, envolvendo o máximo de pessoas. As inscrições podem ser realizadas no site www.primaverax.org.br. O jogo acontece em seis etapas ao longo de seis semanas, com encerramento previsto no dia 28 de outubro. Em 2018, na fase piloto do projeto, cerca de 2 mil jovens e crianças participaram da Primavera X, que resultou em mais de 150 mutirões de atividades como limpeza de margens de rios e córregos, reativação de nascentes e desassoreamento de cursos d’água nas cinco regiões do país.

O Jogo

Após as inscrições, os jogadores criarão ligas (ou grupos) e perfis no Instagram para divulgar suas atividades, trocar experiências e manter conexões, já que o game não pretende ter um vencedor. Ao longo das seis semanas de gincana, os jogadores receberão “missões” que podem ser cumpridas aos finais de semana ou durante o período em que não estiverem na escola. As missões serão reveladas semanalmente e incluirão atividades com foco na conservação das águas do país. O jogo foi desenhado para mobilizar crianças e jovens do Ensino Fundamental; nas diferentes etapas, eles são orientados a buscar ajuda e conhecimento com professores, pais e responsáveis.
“Assim, toda a sociedade é convidada a participar da Primavera X. Professores podem ser jogadores masters e contribuir com a mobilização, realização de tarefas e no cuidado com os jovens e as crianças. Já as escolas podem ceder recursos humanos e físicos para o cumprimento das metas. As prefeituras locais também podem apoiar, permitindo que as crianças realizam suas missões em espaços públicos, assim como empresas e instituições podem favorecer, doando materiais e ampliando cada vez mais as ações”, explica Edgard Gouveia, desenvolvedor do jogo.

Quem realiza

A metodologia da Primavera X e da 5a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma adaptação do jogo social Jornada X desenvolvido pela Livelab, uma organização sem fins lucrativos, especializadas em games pedagógicos. Na edição 2019, a Primavera X conta com o apoio de importantes parceiros na difusão colaborativa do jogo e mobilização como a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Secretaria Estadual de Educação do Pará, os Escoteiros do Brasil, Coletivos Jovens de Meio Ambiente, Ashoka, Instituto Alana, OKE, Juntos pela Água, Projeto Cooperacão, REJUMA e Escola Municipal Pedro Caminoto/Prefeitura de Teodoro Sampaio.
O jogou foi criado após a 5a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, encontro que envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens e crianças que trabalharam no tema ”Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Para chegar na conferência, elaboraram projetos que passaram por diversas etapas, onde 400 jovens foram selecionados para a etapa nacional. Eles não queriam parar de plantar mudas e conservar nascentes. Foram envolvendo pais, professores, diretores de escolas e até os governos locais. As crianças me enviaram mensagens pedindo mais missões, ou seja, desafios coletivos de conservação, e assim surgiu a ideia do jogo em âmbito nacional”, destaca Edgard Gouveia, que coordenou os jogos durante a Conferência e que, ao longo dos anos, veio aperfeiçoando a metodologia.
A Primavera X dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis.

Inscreva-se e junte-se a Liga: www.primaverax.org.br

Leave a Reply

Tradutor