Grupo de voluntários de Palhoça vira instituto com foco ambiental
Texto por: MARCELA XIMENES | ND+ (17/11/2019)
O Palhoça Menos Lixo ganhou voluntários, simpatizantes e importância para a limpeza e preservação de praias, ruas e outros espaços públicos.
De uma conversa informal sobre a vontade de fazer alguma coisa real pelo meio ambiente surgiu um grupo que se organizava pela internet, nas redes sociais. Na primeira ação, no Dia Mundial da Limpeza do ano passado, foi retirada uma tonelada de resíduos da praia do Sonho, em Palhoça.
Assim nasceu o projeto Palhoça Menos Lixo, que ganhou voluntários, simpatizantes e importância para a limpeza e preservação de praias, ruas e outros espaços públicos. A realização de mutirões e atividades de conscientização de educação ambiental para crianças aumentou, assim como a responsabilidade do grupo.
Agora está na fase final o registro oficial do Instituto Palhoça Menos Lixo. As ideias são muitas para o futuro. Uma delas é oferecer oficinas de reaproveitamento de materiais, como o tecido, e produzir mudas nativas para ocupar espaços hoje baldios.
“Queremos desenvolver projetos e serviços para a comunidade para viabilizar a manutenção do projeto. Criamos o instituto para organizar a estrutura e facilitar a realização de atividades”, comenta o criador e agora presidente do Instituto, Leonardo Quint.
Agenda
O próximo mutirão do Palhoça Menos Lixo será no sábado (24) na Enseada de Brito. A atividade é aberta a quem quiser participar. Para isso, basta estar às 9h30 no Canto Sul (próximo ao ponto final do ônibus), onde será a concentração.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.