COMUNICADO: EARTH DAY NETWORK ANUNCIA MUDANÇAS PARA MOBILIZAÇÕES DIGITAIS GLOBAIS DO 50º ANIVERSÁRIO DO DIA DA TERRA
16 de março de 2020 | WASHINGTON, DC – Em meio à recente pandemia global de coronavírus (COVID-19), a Earth Day Network, organizadora global do Dia da Terra, marcará o 50º aniversário do Dia da Terra com o primeiro Dia da Terra digital, uma mobilização digital global em 22 de abril de 2020 para enfrentar as ameaças mais prementes às pessoas e ao planeta.
“No Earth Day Network, a saúde e a segurança de voluntários e participantes dos eventos do Dia da Terra são a nossa principal preocupação. No meio do recente surto, encorajamos as pessoas a se expressarem, mas fazê-lo com segurança e responsabilidade, em muitos casos, isso significa usar nossas vozes para conduzir ações on-line e não pessoalmente”, disse Kathleen Rogers, Presidente da Rede do Dia da Terra.
A pandemia afetará regiões e países de maneira diferente, e algumas pessoas e comunidades podem decidir realizar os eventos pessoalmente. A Rede do Dia da Terra pede a todos para avaliarem sua situação individualmente, tomarem precauções e seguirem as recomendações e os conselhos da Organização Mundial da Saúde e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos ou na área e país onde estão.
“Seja por causa do coronavírus ou de nossa crise climática global, não podemos desligar”, disse Rogers. “Em vez disso, devemos mudar nossas energias e esforços para novas formas de mobilizar o mundo para a ação “.
A primeira estratégia digital atualizada do Dia da Terra aproveitará o poder global de algumas das plataformas de mídia digital mais inovadoras do mundo para mobilizar milhões em uma chamada coletiva por ações transformadoras para o nosso planeta. A coordenação oferecerá um “Dia da Terra” como nenhum outro na história, pois o movimento celebra seu 50º aniversário.
A conversa global será unificada e rastreada pelas hashtags compartilhadas #EarthDay2020 e #EARTHRISE. A Rede do Dia da Terra fornecerá cobertura ao vivo das mobilizações digitais globais a partir de suas contas de mídia social (@earthdaynetwork). Também estão em andamento planos para desenvolver um grande evento global, coordenado através de plataformas digitais para marcar o 50º aniversário do Dia da Terra em 22 de abril.
Outros eventos digitais incluirão protestos virtuais, campanhas de mídia social, aulas on-line e muito mais. Um escopo completo de ações digitais estará disponível em earthday.org.
Seja online ou pessoalmente, o objetivo do Dia da Terra não mudou: unir centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para pressionar os líderes mundiais a agirem sobre a degradação ambiental e as mudanças climáticas.
“Quando 20 milhões de americanos participaram do primeiro Dia da Terra, eles acreditaram nas advertências dos cientistas, assim como no Congresso dos Estados Unidos”, disse Denis Hayes, Presidente do Conselho Emérito da Rede do Dia da Terra e o principal organizador nacional do primeiro Dia da Terra em 1970. “Em uma década de apoio bipartidário à ciência, o Congresso aprovou um conjunto de leis progressistas que protegiam a saúde humana, as espécies e o planeta”.
“Nossa pandemia atual mostra que os governos devem adotar a ciência cedo. Como vemos agora, muitos governos demoraram a responder ou até indiferentes à ciência da pandemia do coronavírus”, afirmou Rogers. “Mas as últimas semanas também mostraram que nossa sociedade, mesmo em nível internacional, é capaz de fazer grandes mudanças em todos os setores para enfrentar uma crise de frente. Devemos aplicar a mesma escala e urgência de nossa resposta às mudanças climáticas”.
“Esperamos que você nos apoie enquanto lutamos por um futuro mais seguro, saudável e justo para todos”, acrescentou Rogers. “Juntos, podemos construir um Dia da Terra como nenhum outro: um Dia da Terra que nos define como uma comunidade global, unida por nossos desafios, mas sem rejeitar a ação ousada e urgente necessária para superá-los”.
A Earth Day Network também adia seu evento de 50 anos ao vivo do Dia da Terra no National Mall, originalmente agendado para 25 de abril de 2020, movendo o evento ao vivo global de 24 a 25 de outubro de 2020 para comemorar o 50º Aniversário do “Dia da Terra”.
Justine Sullivan
Diretora de Comunicação e Meios Digitais
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.