Como separar seus resíduos e fazer compostagem
1. Separação
Separe seu resíduo em pelo menos 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeito.
Resíduos recicláveis
São compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.
DICA: Use o lixo da lavanderia.
Rejeitos
São os resíduos não recicláveis, compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes, etc) e outros resíduos de limpeza.
DICA: Use o lixo do banheiro.
Resíduos orgânicos
Consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas, etc).
DICA: Use o lixo da cozinha.
2. Descontaminação
Se possível, o recomendado é armazenar o resíduo por 72 horas.
3. Descarte
Descarte o resíduo reciclável somente no dia da coleta seletiva e após o período de descontaminação.
4. COVID-19
Se houver caso confirmado de COVID-19 na sua residência, não faça a separação. Deposite todo seu resíduo reciclável, composto e rejeito no mesmo saco e descarte no dia da coleta comum. ATENÇÃO: Luvas e máscaras devem ser descartados em lixo comum.
5. Atenção
Nunca preencha o saco de lixo até o limite de sua carga, para que ele não estoure na mão do colaborador que vai recolher o material. É recomendado o uso de um segundo saco para reforçar.
Como fazer compostagem doméstica
(Fonte: eCycle)
Para aprender a fazer compostagem é preciso entender que ela não é uma prática baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira doméstica… Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH. E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem. Mas isso tudo é muito fácil de fazer.
1. Escolha do local adequado
A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.
2. Monte a “cama” das minhocas
Forre o fundo das duas caixas digestoras com húmus de minhoca.
3. Alimente as minhocas
Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos. Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana e de outros alimentos como batata, mandioca, maçã e outros vegetais não cítricos e apimentados – tudo em pequenos pedaços.
4. Introdução dos resíduos
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem – além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica. Mas não coloque folhas muito grossas que impossibilitem a passagem do ar, pois dessa forma você vai evitar a oxigenação do ambiente e as minhocas acabarão morrendo.
5. Produto final
Para retirar o chorume líquido que fica na última caixa debaixo, basta abrir a torneira de modo que ele caia no recipiente que você usará para armazená-lo. Se dissolvido em uma parte de água você pode borrifar nas folhas das plantas para afastar insetos indesejados (mas cuidado com a abelhas, elas são importantes). Esse método você deve usar à noite ou quando o sol estiver baixo, pois em contato com o chorume, a luz solar pode queimar as folhas. Se dissolvido em dez partes de água, o chorume pode ser usado como fertilizante natural.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.