Dia da Água: Separar o lixo é um ato de responsabilidade

Dia da Água: Separar o lixo é um ato de responsabilidade

Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil

Os resíduos separados corretamente podem ser reutilizados e podem evitar a formação de grandes lixões.

É fato que descartamos muitas coisas durante o dia, seja aquele pote de plástico ou uma casca de fruta, a primeira ideia que temos é que aquilo simplesmente é lixo. Mas, o que muita gente não sabe é que grande parte disso pode ser reaproveitado e esse processo pode começar na separação desses objetos no momento do descarte na nossa casa, diferenciando o que é orgânico, reciclável e rejeitos.

O Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo segundo um estudo desenvolvido pelo World Wildlife Fund, chegando a um total de 11.355.220 toneladas, sendo que menos de 2% desse lixo é reciclado. Esse baixo índice de reciclagem se dá por diversos fatores, entre eles a falta de coleta seletiva nas localidades e o pouco incentivo para que as pessoas façam a separação de seus insumos no momento do descarte.

O lixo doméstico pode ser separado em três frações simples. Nos resíduos orgânicos, materiais de origem animal e vegetal com facilidade de decomposição podem ser reutilizados em compostagem. Plásticos, papéis, vidros e metais como aço e alumínio são elementos recicláveis, que devem ser armazenados e descartados no dia da coleta seletiva ou entregues no ponto de coleta do bairro. Nos rejeitos são descartados os materiais que não serão reaproveitados, como o lixo do banheiro e resíduos de limpeza.

A ausência de estímulo da população, aliado a falta de políticas públicas que redirecionem o destino final do lixo que produzimos em casa, provoca um resultado alarmante, visto que grande parte dos insumos que poderiam ser reutilizados, quando descartados de forma incorreta são destinado a lixões. Uma pesquisa desenvolvida pela associação Brasileira das Empresas de Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes (Abetre) mostrou que cerca de 60% dos municípios brasileiros possuem lixões, sendo apenas 22% de lixo considerados  rejeitos.

Por isso a importância de estimular cada vez mais pessoas a terem hábitos conscientes e responsáveis entendendo que as pequenas ações não irão contribuir somente agora, tudo será muito importante para a saúde do planeta no futuro.

Leave a Reply

Tradutor