Dia da Água: Um minuto faz toda a diferença
Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil
Ação desafia a reduzir o tempo de banho garantindo a economia de 25 litros de água.
No dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água, um elemento totalmente essencial na vida dos seres vivos e que nem sempre é aproveitado da maneira correta, por conta disso, essa data é o momento perfeito para colocar em prática o desafio #MENOS1MINUTO, Iniciativa do Instituto Limpa Brasil que tem como objetivo conscientizar a população de que a redução de um minuto no tempo do banho faz toda a diferença para combater o desperdício.
Para participar do desafio você precisa apenas reduzir um minuto no banho todos os dias, equivalente a redução de 25 litros de água. Aplicando esse hábito em sua rotina diariamente durante um ano, soma-se uma economia de 9.000 litros de água.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que cada brasileiro utilize em média 110 litros de água por dia, o que é considerado suficiente para realizar as ações diárias incluindo a higiene, porém, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em 2017 o gasto por pessoa foi de 140 litros. Além disso, o estudo aponta que o país tem um índice de 38,9% de perda de água potável durante a distribuição.
Aproximadamente 12% de toda água doce do planeta encontra-se em território brasileiro, mas, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a distribuição desse volume não é equilibrada, visto que a maior quantidade desse recurso está presente na região norte, onde vivem apenas 5% dos habitantes do país, enquanto as regiões sul, sudeste e nordeste que concentram a maior parte da população possuem menos de 3% do recurso.
Ações de combate ao desperdício e o consumo consciente, se fazem mais que necessários neste momento, visto que dados preocupantes divulgados pela ONU em 2015 mostram que até 2040 o volume de água doce potável no planeta não será suficiente para suprir todos os países, reforçando a ideia de que agora é o momento de agir, começando com pequenas ações, fazendo a diferença e garantindo a preservação desse elemento natural para que as próximas gerações não sofram com a falta dele.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.