Conheça o processo de despoluição do Rio Pinheiros
Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil
Presente no maior centro urbano do país, a revitalização da bacia alerta a necessidade da preservação dos recursos naturais presentes nas grandes cidades.
O projeto que propõe despoluir completamente o Rio Pinheiros, é uma proposta do Governo de São Paulo e tem o intuito de realizar a ação revertendo os impactos negativos causados nos últimos anos. O processo de despoluição conta com um conjunto de obras e empreendimentos, visando promover o tratamento de esgoto para toda a população da bacia, realizar a retirada de lixo e sedimentos do curso natural do rio e o tratamento das margens, promovendo a limpeza total das águas.
O programa tem coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A promessa do governador de São Paulo, João Doria, é de que toda execução esteja concluída até o final de 2022, deixando o curso de água livre do mau cheiro, com espaços de lazer e promovendo a volta da vida aquática nas águas. Os resultados, atualmente, são vistos como positivos, pois, recentemente um ciclista flagrou a presença de peixes no Rio Pinheiros.
É importante ressaltar que, para a obtenção de sucesso no processo de despoluição, ações de limpeza também são feitas em córregos afluentes do rio. As revitalizações fazem parte do Programa Córrego Limpo, que possibilitou a despoluição e manutenção de 161 córregos da Capital Paulista. Esse plano abrange intervenções que visam à readequação e manutenção nas redes de esgoto, assim como, o monitoramento constante para despoluir e evitar a contaminação das águas. A ação já proporcionou bons resultados no córrego Leopoldina, afluente do Rio Pinheiros.
No Webinar Córrego Leopoldina, o superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares, ressaltou a necessidade do engajamento de todos para que a despoluição do Rio Pinheiros se torne uma realidade muito em breve. “O Novo Rio Pinheiros é uma importante decisão para que possamos entregar um rio sem odor, que possa funcionar como lazer em suas margens. Mas, para que isso dê certo, precisamos que todos ajudem, tanto a sociedade como as instituições públicas”.
A despoluição do Rio Pinheiros irá reforçar a ideia de que é possível manter o equilíbrio com os recursos naturais, mesmo diante do crescimento acelerado dos grandes centros urbanos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.