Resíduos de áreas urbanas contribuem com poluição nos oceanos

Resíduos de áreas urbanas contribuem com poluição nos oceanos

Texto por: Miria Gomes – Equipe Limpa Brasil

Para ajudar no combate de poluição nos oceanos, é necessário que a população mude seus hábitos 

É comum se pensar que apenas áreas litorâneas devem realizar ações, ou se preocupar com o cuidado dos oceanos, porém grande parte dos resíduos que poluem esses locais, saem de áreas urbanas onde o descarte desses materiais são feitos de forma incorreta, algo que acaba prejudicando a vida marinha, assim como, contribuindo para o grande acúmulo de lixo no mar.

Segundo estimativas, o Brasil produz 79,9 milhões de toneladas de lixo por ano, e pesquisas realizadas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) mostra que apenas 3% desse número é reaproveitado, trazendo à tona a falta de preparo que a população tem para lidar com esse grande número de resíduos. 

Para realizar o descarte correto é necessário atenção ao tipo de insumo que há nos produtos que são adquiridos, opte pela diminuição de plástico, fazendo a substituição destes por itens alternativos que possam ser reutilizados novamente ou que contenham materiais recicláveis, como sacolas reutilizáveis e vidros.

Em prol da contribuição para a saúde dos oceanos, mesmo em áreas urbanas, é necessário haver cautela no momento de se desfazer de produtos. Prefira realizar o descarte separando os resíduos em três categorias, são elas: orgânicos, recicláveis e rejeitos. Dessa forma cada material será levado ao local correto e não chegará às áreas litorâneas através de bueiros.

Materiais líquidos, como óleos de cozinha, também são grandes poluentes e devem ser descartados de forma correta, para que não contamine as águas. Separe o óleo de cozinha em garrafas e busque por coletas que são feitas em bairros. Não se deve jogar esses materiais em pias ou ralos, pois dessa forma o sistema de esgoto os leva para os leitos de rios, que posteriormente chegam a áreas marinhas.

Entenda mais sobre esse e outros assuntos através das lives realizadas na programação online para o Dia Mundial da Limpeza, que acontecerá entre os dias 18 e 26 de setembro. Saiba mais em @limpabrasil

Leave a Reply

Tradutor