Águas subterrâneas: tornando o invisível visível
Texto por: Hayllame Negreiros – Equipe Limpa Brasil
Anualmente, no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e, em 2022, a ONU (Organização Nacional das Nações Unidas) escolheu o tema “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”, trazendo à tona um assunto pouco conhecido, mas de extrema importância para todos.
Antes de começar a compreender a importância das águas subterrâneas, é necessário saber alguns dados divulgados pelo WWF Brasil (Fundo Mundial para a Natureza), sendo esses:
“Apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce. Dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras (em estado sólido) e, portanto, menos de 1% está disponível para consumo. E você sabe onde está localizado esse 1% de água doce disponível para consumo? Está nos rios, lagos e águas subterrâneas.”
Mas, o que é água subterrânea? É a água que permanece no subsolo, fluindo lentamente, até chegar na superfície, especialmente em rios e lagos, sendo possível ser extraída através de poços e ser interceptada por raízes de plantas. Essa água fica armazenada em aquíferos (reservatórios subterrâneos de água), o que permite a remoção em quantidades suficientes para o abastecimento público.
A conscientização da população mundial é necessária para a preservação desse patrimônio, uma vez que a poluição do meio ambiente não afeta apenas o solo, mas, abaixo dele também. Pelo menos 70% da produção global de alimentos é dependente das águas subterrâneas, além da natureza, animais e os seres humanos. Vale ressaltar que todos possuem a obrigação de garantir o uso correto desses recursos hídricos naturais, portanto, a extração excessiva para aproveitamento econômico ou utilização desnecessária é de extrema irresponsabilidade, podendo afetar de forma irreversível o planeta.
Temas amplos como este, levantado pela ONU, devem ser comentados e conhecidos por todos, até porque a preservação dos recursos naturais é responsabilidade de todos. Portanto, vamos preservar!
Para ter acesso a mais informações relacionadas a água subterrânea, acesse o site:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.