MENSTRUAÇÃO LIXO ZERO: A ESCOLHA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ PENSA

MENSTRUAÇÃO LIXO ZERO: A ESCOLHA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ PENSA

Escrito por Iryna Komazova | Lets do It World 

Tradução e adaptação por Micheli Tutumi | Instituto Limpa Brasil Lets do It 

Fevereiro 08, 2023 

 

A menstruação tem finalmente deixado de ser um tabu, o que nos permite olhar abertamente para ela do ponto de vista ambiental. Como muitas pessoas que menstruam utilizam produtos descartáveis, com plástico em sua composição, durante o período menstrual, nós realmente precisamos olhar com seriedade para esse tópico. Então vamos descobrir como os produtos utilizados durante a menstruação prejudicam a natureza e quais alternativas sustentáveis existem. 

 

Por que a maioria dos absorventes são prejudiciais? 

Como uma pessoa que menstrua o faz, em média, por aproximadamente 2.400 dias de sua vida, ela joga fora 10.000 produtos descartáveis de saúde menstrual nesse período. Além de resíduos de pesticida, fragrâncias e plastificantes, que são ruins para o meio ambiente (e para a saúde dessas pessoas), um pacote de absorventes descartáveis também contém a mesma quantidade de plástico de 5 sacolas plásticas. Até 6% do próprio absorvente interno é feito de plástico, sem considerar a sua embalagem e o aplicador descartável. 

Como resultado, todos esses produtos acabam em aterros ou incineradores, quando não no esgoto. E pelas descargas é o pior caminho que eles podem seguir! Mas infelizmente, muitas pessoas não sabem disso. O que significa que esses produtos plásticos entopem sistemas de esgotamento sanitário, que podem transbordar, e acabam em rios e oceanos. Recentemente, estimou-se que o absorvente é o 5º produto mais encontrado nas praias da Europa. 

Mas esse impacto ambiental pode ser reduzido ao mínimo possível com alternativas sustentáveis. Então, quais são as suas opções mais adequadas de produtos lixo zero de saúde menstrual? 

 

Alternativas reutilizáveis 

Disco e coletor menstrual 

Um coletor menstrual geralmente é feito de silicone medicinal. Ele é inserido na vagina para coletar sangue, fluidos corporais e coágulos, precisando ser esvaziado antes ou em até cerca de 12 horas dependendo do fluxo menstrual. 

Existem diferentes tamanhos de coletor menstrual, recomendados para cada idade, fluxo e se a pessoa já engravidou ou não. Coletores menstruais não são mais um produto restrito, e você pode comprá-los em diversos supermercados e farmácias. Entretanto, nós recomendamos uma pequena pesquisa antes da compra. Tabelas de medidas e questionários podem ajudar você a escolher o correto, que melhor se adequa ao seu corpo. Nós também sugerimos comprar diretamente das marcas ou de uma plataforma de compras online para ter mais opções de escolha. 

Atualmente, estima-se que menos de 10% das pessoas que menstruam utilizam coletores menstruais. No entanto, 9 em 10 pessoas que tentaram utiliza-los disseram que preferem os coletores aos produtos descartáveis. 

Se você for tentar utilizar um coletor menstrual, antes encontre um vídeo com tutorial sobre como inserir corretamente o coletor. Você pode achar complicado nas primeiras vezes, mas tenha paciência e logo você vai conseguir inserir com facilidade. Outro conselho é utilizar lubrificante à base de água e começar a se acostumar a utilizar o coletor em uma atmosfera caseira relaxante – espere até estar completamente confiante para utilizar em um banheiro público. 

Um disco menstrual reutilizável é praticamente a mesma coisa, mas é inserido e removido de outra maneira. Um coletor é colocado no canal vaginal enquanto um disco fica mais acima, mais próximo do colo do útero. Se compararmos ambos os produtos, remover o disco é um pouco mais complicado do que remover o coletor. Mas há algumas características positivas que podem torná-lo uma boa opção para você: 

  • Você pode achar mais fácil escolher um disco coletor porque ele só vem em um tamanho. Mas, se você tiver um colo baixo, existem opções menores. 
  • Discos menstruais podem ser utilizados em relações sexuais. 

Cuidado com o fato de que discos menstruais podem ser descartáveis. Certifique-se de conferir antes de comprar! 

Existem algumas restrições para o uso de um coletor ou disco menstrual para a maioria das pessoas. (Isso dito, você deve sempre ler as instruções primeiro e consultar seu/sua ginecologista antes do primeiro uso se você tiver qualquer dúvida). Você pode usar um coletor a qualquer momento que iria usar um absorvente; incluindo durante atividade física e na piscina. Os produtos também podem ser utilizados com DIU, com tanto que seja da maneira correta. E, assim como os absorventes internos, também podem ser usados mesmo se você não tiver iniciado a vida sexual. Assim como todos produtos de saúde, regras básicas de higiene devem ser seguidas para a sua segurança; lave suas mãos antes e depois de inserir o produto, utilize sabonete antes de reinserir, e esterilize o item entre os momentos de troca. 

No caso do fim da vida útil dos coletores e discos, você tem algumas opções de descarte. É hora de adquirir um novo coletor/disco quando o seu se tornar pegajoso, com textura de farelos ou quando alguns rasgos aparecerem no material. Você pode tentar reciclá-lo, mas existe um número restrito de programas privados de reciclagem. Uma alternativa é queimá-lo ao ar livre. Como o silicone medicinal não tem aditivos tóxicos, ele pode ser queimado sem deixar cinzas prejudiciais ao meio ambiente. Mas, claro, tome cuidado e siga todas as precauções necessárias para evitar riscos de incêndio! 

Se um coletor ou disco não servir para você, ou se quiser testar outra alternativa reutilizável, você pode trocá-lo ou vendê-lo para juntar dinheiro. Isso pode não servir para todas as pessoas, mas, uma vez que o coletor tenha passado pelo processo de esterilização em água fervente, ele está seguro e esterilizado, então, por que não tentar? (Certifique-se de conferir as regras de qualquer local de venda que você utilizar, e tenha certeza de que está claro que o produto é usado) 

A maioria das pessoas não se apaixona por um coletor ou disco na primeira tentativa. Mas geralmente, é porque eles são diferentes dos absorventes. Uma vez que você encontra o tamanho e tipo corretos, você vai amar os benefícios, tais como: 

  • Você economiza dinheiro. Embora essas opções reutilizáveis custem bem mais do que um pacote de absorventes descartáveis, seu investimento terá retorno em menos de 6 meses. Além disso, você pode usar um coletor ou disco menstrual por até 10 anos. 
  • A maioria das pessoas não precisa trocar durante o dia. Um coletor pode conter o equivalente a 3 absorventes (internos ou externos). 
  • É tão seguro quanto outros produtos de saúde menstrual. 
  • E, claro, você previne milhares de produtos descartáveis de poluírem nosso planeta! 

Escolha entre um disco e um coletor ou utilize ambos de maneira intercalada. 

 

Absorventes de pano 

Absorventes de pano não são nenhuma novidade. Antes da invenção dos absorventes descartáveis, utilizavam-se panos, lã, algodão, malha e até mesmo grama nas roupas íntimas para absorver o sangue menstrual. 

Absorventes reutilizáveis estão retornando. Agora temos uma variedade de absorventes de pano disponíveis. Eles são feitos de várias camadas absorventes de algodão, lã, fibra de bambu e outros tecidos, além de uma camada à prova de vazamentos (embora a última camada não seja necessária para absorventes diários). O absorvente fica no seu devido lugar com botões (de plástico ou metal). É fácil cuidar dele; basta lavar com água em temperatura ambiente na máquina de lavar e deixá-lo secar ao ar livre. 

Você vai precisar de aproximadamente 6 a 10 absorventes por ciclo menstrual. Mas o número pode ser maior ou menor dependendo do seu fluxo, duração da menstruação e possibilidade de lavá-los após o uso. Eles podem ser um pouco maiores, mas parecem com os absorventes descartáveis, o que pode ser uma vantagem valiosa para as pessoas que não estão prontas, ou dispostas, a colocarem algo dentro dos seus corpos. 

Cada absorvente dura de 5 a 10 anos, então você verá os benefícios financeiros dentro do primeiro ano de uso. Mas, infelizmente, os absorventes só podem ser descartados ou incinerados após seu tempo de uso. Como eles são feitos da combinação de materiais naturais e sintéticos, eles não são recicláveis nem compostáveis. 

Utilize os absorventes de pano separadamente ou como uma reserva para um coletor. 

 

Calcinhas absorventes 

Calcinhas absorventes são como absorventes reutilizáveis… Mas sem os absorventes! Isso significa que elas são tudo que você precisa vestir para prevenir vazamentos. Essas peças são feitas de uma camada de microfibra absorvente e uma membrana de poliuretano impermeável. 

Geralmente, elas podem absorver a mesma quantidade de sangue menstrual de 2 a 4 absorventes internos e você pode vesti-las por até 12 horas, dependendo do seu fluxo. 

Se você não puder comprar o suficiente para toda a sua menstruação, elas podem ser uma escolha perfeita para as noites. 

Normalmente, elas duram por até 2 anos com uso regular. Posteriormente, assim como os absorventes descartáveis, elas precisarão ser descartadas. Calcinhas absorventes não são recicláveis atualmente. 

Calcinhas absorventes estão disponíveis em vários locais – desde lojas virtuais até lojas físicas e supermercados. 

 

Produtos descartáveis de saúde menstrual 

Entendemos que mudar para os reutilizáveis depois de anos utilizando produtos descartáveis de saúde menstrual pode parecer muito radical para algumas pessoas. Além disso, não conseguimos lavar um absorvente ou um coletor em alguns momentos. Nesses casos, precisamos de uma opção descartável. Mas você pode escolher produtos descartáveis mais seguros que sejam melhores para a sua saúde e o meio ambiente. 

Absorventes internos de algodão orgânico são uma dessas opções; disponíveis em lojas virtuais e em algumas lojas físicas. Eles também podem vir com um aplicador de papel compostável, ou você pode comprá-lo separadamente. Funciona como um absorvente interno comum, mas é um produto sem plástico e sem componentes tóxicos. 

Absorventes externos de algodão orgânico não podem ser totalmente sem plástico porque precisam ser à prova de vazamentos. Apesar de a maioria das marcas sustentáveis utilizarem um plástico de origem vegetal em um lado do produto e algumas empresas afirmarem que seus produtos são compostáveis em até 2 anos, nós não encontramos certificados a respeito para as embalagens ou o produto em si. Por isso, não temos certeza de que você pode colocar seus absorventes externos de algodão orgânico na composteira (um lembrete rápido: ser de origem vegetal e ser biodegradável não são a mesma coisa). 

Absorventes internos de algodão orgânico com aplicadores de papel. 

  

Esperamos que nossas informações tenham lhe ajudado a encontrar o produto sustentável de saúde menstrual mais adequado para você e que seu ciclo seja emocionante e sem preocupações! 

 

Leave a Reply

Tradutor