A Jornada do Dia Mundial da Limpeza para o Calendário da ONU
Em reconhecimento ao poder da ação coletiva e da consciência ambiental global, o Dia Mundial da Limpeza está pronto para garantir a honra de um lugar no prestigiado calendário da Organização das Nações Unidas! Essa tem sido uma jornada e tanto, na qual o movimento mundial “Let’s do It” atravessou continentes, capturando a energia e a atenção de indivíduos, organizações e nações para se unirem em uma visão compartilhada: um planeta limpo e saudável.
Os últimos passos nessa jornada viram uma série de eventos paralelos coincidirem com a Assembleia Geral da ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia, realizada de 5 a 9 de junho. Esses eventos foram organizados para repercutir na comunidade global, mostrando o poder do Dia Mundial da Limpeza para transformar ambientes e inspirar mentes.
Em 4 de junho, o primeiro dos eventos se desenrolou quando o “Let’s do It Quênia” se uniu ao governo do condado de Nairóbi para uma limpeza e celebração no Parque Uhuru. Com a participação de delegados e voluntários da ONU, o evento mesclou atividades de limpeza com campanhas de conscientização e plantio de árvores. Essa combinação de ações práticas e conscientização reforçou a importância de combater a poluição por resíduos.
No dia 8 de junho, ocorreu um painel de discussão, coorganizado pelo Ministério do Meio Ambiente da Estônia e pela ONG “Let’s do It World”. Realizado durante a Assembleia Geral da ONU-Habitat, esse evento reuniu vozes de especialistas — incluindo o Sr. Kaupo Heinma, secretário-geral adjunto do Ministério do Meio Ambiente da Estônia, e a Sra. Maimunah Mohd Sharif, diretora executiva da ONU-Habitat — para deliberar sobre a importância do Dia Mundial da Limpeza no contexto de metas ambientais mais amplas.
No dia 12 de julho, foi realizado o evento paralelo “Waste Wise Cities”, mobilizando 1000 cidades por meio de atividades de limpeza para alcançar o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 11.6.1, durante o Fórum Político de Alto Nível (HLPF). Coorganizado pelo governo da Estônia e pela ONU-Habitat, esse evento destacou o alinhamento do Dia Mundial da Limpeza com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11.6.1 — atestando a ambição e o impacto do movimento.
No dia 15 de julho, durante o HLPF da ONU, foi realizada uma limpeza no parque Hunters Point Park South, em Nova York. Organizado pela “Let’s do It World”, esse evento uniu forças com o Dia Nacional da Limpeza e com os talentosos artistas de Nova York. Ao convergir a expressão artística com a ação coletiva, o evento representou o poder do movimento global de aproveitar a cultura para inspirar mudanças.
A recomendação de proclamar o dia 20 de setembro como um dia de ação global na luta contra o desperdício e a poluição significa um divisor de águas para o Dia Mundial da Limpeza e o seu movimento global de incansáveis agentes de mudança. Esse reconhecimento no calendário da ONU amplificará o alcance da rede e, consequentemente, o seu poder de causar impacto.
E o impacto do “Let’s do It World” vai muito além de datas e resoluções. Ele aproveita o poder da unidade na promoção da mudança — transcendendo fronteiras, idiomas e origens. Com o Dia Mundial da Limpeza muito próximo desse reconhecimento das Nações Unidas, o movimento permanece forte na sua visão e propósito coletivos — e no seu compromisso inabalável com um futuro mais limpo e sustentável!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.