Resultados finais revelam 191 países unidos pelo Dia Mundial da Limpeza 2024

Resultados finais revelam 191 países unidos pelo Dia Mundial da Limpeza 2024

Os números finais de participação confirmam que o Dia Mundial da Limpeza de 2024 reuniu pessoas de 191 países e territórios — representando 90% dos estados-membros da ONU — em um esforço unido para enfrentar a crise do lixo. Em seu primeiro ano como um Dia Internacional oficial das Nações Unidas, milhões se uniram em todo o mundo como parte do movimento Let’s Do It World, provando mais uma vez que, embora o lixo possa ser um problema global, a solução está em cada um de nós agindo localmente. 

Um mundo unido: comunidades superando a adversidade

O Dia Mundial da Limpeza deste ano capturou um espírito de resiliência e determinação que ressoou além das fronteiras. Na Ucrânia, mais de 400.000 participantes se reuniram em meio a um cenário devastado pela guerra para mostrar ao mundo que a saúde ambiental não pode esperar pela paz. “O meio ambiente não conhece fronteiras; os danos aos ecossistemas em um país impactam o planeta inteiro. Os ecossistemas são nossa vida — nossa saúde, alimentos, ar e água. Juntos, devemos promover uma cultura de limpeza para restaurar os ecossistemas do nosso planeta”, disse Julia Markhel, presidente da Let’s Do It Ukraine. 

Os números de participação da rede Let’s Do It World revelam o alcance e a diversidade do movimento. O Let’s Do It Alemanha reuniu mais de 631.000 pessoas, enquanto os EUA viram mais de 2 milhões participarem. No Camboja, as limpezas foram organizadas em colaboração com sete ministérios, com todas as 24 províncias envolvidas em ações locais e um número recorde de participantes. O líder da rede Let’s Do It World do Camboja, Sovann Nou, observou o impacto de seus esforços: “Agora, quando olho ao redor no Camboja, vejo rios que são realmente rios novamente, e parques com grama verde de verdade — sem garrafas plásticas, sem sacolas — simplesmente brilhando. É realmente incrível testemunhar a força desta rede, que cresceu por meio do esforço incansável dos líderes dos países do Let’s Do It World.” 

Ações locais alimentam impacto global

O Dia Mundial da Limpeza de 2024 também ressaltou o poder das iniciativas locais para impulsionar mudanças duradouras. Na Guiné, limpezas apoiadas pelo município lideradas pela Let’s Do It Guinea e grupos de jovens locais coincidiram com o anúncio de uma proibição nacional de plásticos de uso único. Seus esforços no Dia Mundial da Limpeza também inspiraram compromissos para limpezas comunitárias regulares, programas de educação ambiental e a criação de uma associação comunitária para proteção ambiental local. 

No México, o foco da equipe local Let’s Do It em remover até os menores poluentes provou como esforços direcionados podem produzir resultados significativos. Voluntários coletaram impressionantes 14,3 milhões de pontas de cigarro, preservando mais de 700 milhões de litros de água da contaminação.  

“Essas ações locais são os blocos de construção da mudança global”, disse Heidi Solba, Presidente e Chefe da Rede Global da Let’s Do It World. “Ao lidar com a questão complexa do desperdício mal administrado, o Dia Mundial da Limpeza constrói uma ponte para colaboração entre setores, inspirando sociedades a buscar soluções, assumir responsabilidades e empoderar ações cívicas.” 

Estônia lidera pelo exemplo em ano recorde

Embaixadas da Estônia em todo o mundo se juntaram ao esforço, celebrando as origens do movimento na Estônia, onde o movimento Let’s Do It World nasceu em 2008. Da Itália à Índia, e da China à República Tcheca, missões diplomáticas da Estônia em mais de 15 países fizeram parcerias com comunidades locais em limpezas.  

De volta à Estônia, quase 63.000 pessoas — 4,6% da população — participaram da maior limpeza do país até o momento. “A cada ano, mais pessoas participam dos esforços de limpeza, mostrando uma crescente conscientização ambiental. Escolas e jardins de infância são os principais participantes, graças aos educadores que inspiram mentes jovens a cuidar da natureza”, disse Elike Saviorg, líder do Let’s Do It Estonia. “Embora o Dia Mundial da Limpeza remova grandes quantidades de resíduos, o impacto real está em testemunhar a escala do problema e tomar medidas significativas coletivamente. Ao promover a conscientização desde cedo, esperamos que um dia as limpezas não sejam mais necessárias.”  

Além das limpezas: um apelo retumbante para uma mudança sistémica

Enquanto a Let’s Do It World olha para o futuro, o Dia Mundial da Limpeza continua sendo um impulsionador essencial de sua missão de criar um mundo sem resíduos. “Este movimento é mais do que coletar resíduos; é sobre mudar mentalidades e sistemas”, disse Anett Linno, CEO da Let’s Do It World. “Melhor gerenciamento de resíduos, consumo reduzido e colaboração global são essenciais se quisermos ver um impacto sustentado. Apelamos a indivíduos, governos, empresas e organizações em todos os lugares para se juntarem a nós na construção de mudanças duradouras.” 

Com o apoio da ONU-Habitat e o recente reconhecimento como um parceiro de competência da ONU-Habitat, a Let’s Do It World está pronta para continuar promovendo a gestão sustentável de resíduos e a educação ambiental em todo o mundo. Para os milhões que se juntaram ao Dia Mundial da Limpeza em 2024, o compromisso com um planeta mais limpo e saudável é algo que permanecerá com eles muito além de um único dia.  

*** 

A ONG Let’s Do It World é uma observadora credenciada da Assembleia Ambiental da ONU (UNEA) do Programa Ambiental da ONU (PNUMA). Em julho de 2023, o Grupo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU reconheceu a Let’s Do It World com seu Prêmio de Mobilização pela organização do Dia Mundial da Limpeza. Em 2023, as Nações Unidas adicionaram o principal evento anual da Let’s Do It World, o Dia Mundial da Limpeza, ao Calendário de Dias e Semanas Internacionais da ONU. 

Leave a Reply

Tradutor