Folha de S. Paulo: Ações espalhadas pelo país retiram o equivalente a uma frota de 55 vans de lixo de dentro do mar
Link matéria online: www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/03/acoes-espalhadas-pelo-pais-retiram-o-equivalente-a-uma-frota-de-55-vans-de-lixo-de-dentro-do-mar.shtml
Trecho mencionando Limpa Brasil:
“Lançado em março de 2019 pelo governo federal, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar realizou 400 mutirões e retirou 274,2 toneladas de resíduos do oceano até janeiro deste ano. Em termos de comparação, é como se fossem retiradas 55 vans de dentro da água.
As ações da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente podem ser acompanhadas por um monitor no site da pasta. Ele aponta os participantes dos mutirões. Um dos mais ativos é o Instituto Limpa Brasil. Na parceria com o governo federal foram 67 mutirões, com 176.565 itens retirados do mar.
“Quando fomos fazer a primeira ação, em 2011, no Rio de Janeiro, fomos proibidos com ameaça de sermos presos. Onze anos se passaram e hoje se vê que existe um engajamento e uma conexão, inclusive do poder público, com as cidades, para que esses mutirões sejam realizados. Existiram vários avanços”, diz Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.
Há anos trabalhando no combate ao lixo no mar, Edilainne também ressalta a importância da conscientização do cidadão. “Podem existir os tratados e as políticas públicas, mas se eu não exercer o meu papel de cidadão, essas duas pontas não se movimentam. Se for um cidadão consciente da minha responsabilidade, exercer meu papel, consigo influenciar na mudança das políticas públicas e na política de produção das indústrias.”
Matéria impressa:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.