UMA AULA MAGNA SOBRE A DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS

UMA AULA MAGNA SOBRE A DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS

Lançado em 2019, o programa de despoluição do Rio Pinheiros, chamado de Novo Rio Pinheiros, coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo, visa recuperar e reintegrar o rio à Grande São Paulo. São ações coordenadas para despoluir as águas do rio, trazendo a vida de volta ao leito do rio e reaproximando as pessoas do seu entorno.

Um dos eixos principais do programa é o saneamento que, em cerca de três anos já levou o serviço completo para cerca de 1,9 milhão de pessoas, o equivalente à população da cidade de Curitiba. Ou seja, o rio é recuperado, mas há um benefício social imensurável, levando saúde, conforto e dignidade a milhares de pessoas, principalmente moradores de áreas de ocupação informal.

No vídeo a seguir, o professor doutor Benedito Braga, presidente da Sabesp explica como foi planejado e implantado esse programa revolucionário que rivaliza com cases internacionais como o Tâmisa de Londres e o Sena de Paris. Tecnologia, inovação, planejamento e uma profunda visão humana e ambiental se fundem nessa empreitada, que já tem muitos resultados que são apresentados nessa aula.

Benedito Braga é diretor-presidente da Sabesp desde janeiro de 2019. Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de PhD em Recursos Hídricos, também pela Stanford University. É presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), entidade que presidiu por duas gestões consecutivas, de 2013 a 2018. Foi também presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos (International Water Resources Association – IWRA) e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) da sua criação até 2009. Entre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a dezembro de 2018, tendo sido professor-titular desde 1993.

Leave a Reply

Tradutor