O movimento #VoltaPinheiros e o Instituto Limpa Brasil apostam em nova ação de marketing de guerrilha em prol da revitalização do Rio Pinheiros.

O movimento #VoltaPinheiros e o Instituto Limpa Brasil apostam em nova ação de marketing de guerrilha em prol da revitalização do Rio Pinheiros.

Ação de guerrilha faz sátiras às prováveis desculpas dos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo sobre a revitalização do Rio Pinheiros 

Entre outras coisas, o projeto também conta com uma ação no Waze, chamando a atenção dos usuários do aplicativo que transitam na marginal do rio para a cor, o cheiro e a qualidade de suas águas

 São Paulo, junho de 2018 – Diariamente, uma imensa parcela da população passa pelo Rio Pinheiros, hoje um esgoto a céu aberto localizado na cidade de São Paulo (Brasil), e esquece que ali existia um rio de verdade. E, assim, em meio à inércia, o rio, que poderia ser usado para fomentar a economia, como fonte de lazer, de transporte, entre outras funções, segue cada vez mais sujeito à finitude, através da decomposição dos dejetos domésticos ali jogados e da proliferação de doenças. Cansado dessa situação, um grupo de publicitários capitaneado por Marcelo Reis, copresidente de uma agência de propaganda no Brasil, decidiu criar o #VoltaPinheiros para trazer o assunto da revitalização do rio à pauta dos paulistanos.

Aproveitando a Semana do Meio Ambiente e a proximidade das eleições para o novo Governador do Estado, que acontece em São Paulo no segundo semestre, o movimento #VoltaPinheiros e o Instituto Limpa Brasil criaram uma ação de engajamento que será realizada neste sábado, dia 9 de junho, reunindo 300 estudantes da rede pública e privada, além da sociedade civil, para uma manhã de engajamento em prol do Rio Pinheiros no Parque do Povo, um dos principais da cidade.

As atividades terão início a partir das 8h30 da manhã no Parque do Povo, região oeste da capital paulista, próximo à Marginal Pinheiros. Estão convidados a participar das ações os frequentadores do parque, estudantes da FMU, alunos do ensino fundamental da Escola Municipal General Alcides Gonçalves Etchegoyen e colaboradores do CIEE.

Durante a concentração dos estudantes e demais participantes da atividade, serão repassadas orientações sobre como coletar os resíduos e também sobre a importância dessa ação para a vida de todos e por um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Para Edilaine Muniz, coordenadora do Limpa Brasil, atos como esse, realizados em vários locais do Brasil, têm o objetivo de: “despertar a consciência das pessoas e começar a fazer uma mudança real tanto de hábitos de consumo como na maneira como enxergam os materiais que são descartados”.

Na ocasião, os estudantes também se dividirão em grupos que representarão cada um dos pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, além dos atuais Prefeito e Governador, e segurarão cartazes com a já “provável futura desculpa”, alinhada ao perfil político de cada candidato, sobre o motivo de não terem colocado a revitalização em pauta.

Além disso, os 300 estudantes e todos aqueles que participarem da ação vão depositar em uma cápsula do tempo “Qual a notícia que eles esperam ler sobre o Rio Pinheiros em 13 de junho de 2020”. A cápsula do tempo do Rio Pinheiros será enterrada no Parque do Povo e ficará lá sinalizada até a data prevista para retirada (13/6/2020).

“A ação tem por objetivo mostrar que já conhecemos todas as desculpas esfarrapadas que os políticos já deram sobre o assunto e que queremos soluções”, explica Marcelo Reis, idealizador do movimento #VoltaPinheiros. “Sabemos também que não é uma causa instigante para o cidadão comum: é um objeto muito distante do desejo do paulistano. Por isso, precisamos impactar a sociedade, mesmo que de forma sarcástica, para engajá-la. É necessário um projeto sério, aberto e engajador”, complementa.

WAZE

O movimento conta com uma ação no aplicativo Waze que, ao longo desta semana, vai mostrar mensagens aos usuários que trafegam pela Marginal Pinheiros, uma das mais movimentadas de São Paulo. São sete anúncios diferentes com frases que trazem alertas de acordo com o clima do momento na cidade (odor piora no inverno; o sol aumenta o fedor; o horário de almoço é o momento que mais exala odor etc.) mostrando que o rio, na verdade, não é azul como aparece no mapa. Excepcionalmente no sábado (9/6), o anúncio no Waze vai convidar as pessoas a se juntarem à manifestação pelo Rio Pinheiros no Parque do Povo.

Sobre o Movimento #VoltaPinheiros

 Criado em setembro de 2017 por Marcelo Reis, copresidente de uma agência de propaganda, e liderado por um grupo de publicitários, o movimento nasceu da indignação pelo descaso com o Rio Pinheiros.  O objetivo é instaurar uma onda de engajamento para tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar sociedade civil, empresas, organizações não-governamentais e órgãos responsáveis para que se sentem, como parceiros coautores, a fim de elaborar e implantar um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos.

Sobre o Limpa Brasil – Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

 Mais informações à imprensa: 

Nathalie Ursini –

nathalie@voltapinheiros.com

(5511) 5504 1454 / 971 174 031

 

Leave a Reply

Tradutor