Carnaval consciente e sustentável

Carnaval consciente e sustentável

PARCERIA LIMPA BRASIL E TRUH.

Estamos em época de carnaval, a mais tradicional festa brasileira que representa a nossa cultura. A folia também pode ser sinônimo de cidadania e preservação das das nossas cidades, ajudando a reverter o triste cenário que se tornou comum no “dia seguinte” de grandes eventos. Mesmo com os esforços das autoridades públicas e de organizadores em diminuir os impactos ambientais negativos, ainda vemos toneladas de resíduos espalhados nas ruas. Somente no ano passado, cerca de 650 toneladas de resíduos foram retirados pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) durante o período da folia em São Paulo.

Sou folião, como posso contribuir?

Todas estas ações são extremamente importantes para reduzir os impactos negativos para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida, como a contaminação das águas, animais mortos por plásticos e glitter, bem como as enchentes que vimos nos últimos dias em várias regiões do país. Parte desses problemas ocorrem por conta do descarte incorreto de lixo nas ruas das nossas cidades.

🌱 Produza menos lixo. Essa é atitude mais básica e eficiente de todas;

🌱 Lixo no chão, não! Jogue o lixo nos cestos disponíveis ao longo do caminho;

🌱 Se possível, leve uma sacola para guardar o resíduo e fazer o descarte correto;

🌱 Reaproveite o que tem em casa para produzir sua própria fantasia e adereços;

🌱 Leve copos reutilizáveis para a folia;

🌱 Respeite o trabalho das equipes de limpeza. Contribua ao entregar seus resíduos diretamente a eles;

🌱 O mesmo vale para as latas, pois os eventos também contam com catadores que encaminham esses materiais para a reciclagem;

🌱 O glitter pode até brilhar, mas como é feito de microplástico, pode parar nos oceanos, poluindo e matando a fauna marinha. Use e abuse de alternativas biodegradáveis.

Leave a Reply

Tradutor