Práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental

Práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental

Iniciativas protegem a natureza, seus recursos e promovem consciência ambiental. Conheça algumas práticas sustentáveis para adotar no seu dia a dia.

Muito se tem ouvido falar ultimamente em consciência ambiental. Mas, você sabe o que isso significa? Na verdade, o termo tem ligação direta com a adoção de práticas sustentáveis individuais ou coletivas que visam a proteger a natureza e seus recursos para gerações futuras.

Quer saber como contribuir para a sustentabilidade do planeta? Então confira a seguir algumas atitudes simples que você pode incorporar ao seu dia a dia para suprir suas necessidades de consumo sem agredir o planeta!

Sustentabilidade

Antes de conhecermos algumas práticas sustentáveis, é preciso saber o que significa sustentabilidade. Na verdade, o termo criou relevância mundial após a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

A conferência foi realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, e reuniu representantes de 113 países. O encontro tratou exclusivamente de questões relacionadas à degradação do meio ambiente, como poluição do ar, da água, desmatamento entre outros provenientes da exploração dos recursos naturais pelas nações em busca do desenvolvimento econômico.

Embora tivesse dividido opiniões, o encontro desmistificou a ideia de que a natureza é uma fonte inesgotável de recursos. Além disso, trouxe à tona a necessidade da adoção de ações capazes de preservá-los no futuro. A partir disso, o termo sustentabilidade ficou conhecido e amparado por três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental.

Em outras palavras, isso significa dizer que uma nação só é considerada sustentável quando o seu desenvolvimento se dá por meio da harmonia desses três elementos. É claro que aqui tomamos como exemplo o crescimento econômico de um país, mas a mesma lógica pode e deve ser aplicada às empresas e às pessoas de maneira geral.

Nesse contexto, podemos compreender que o termo sustentabilidade se refere a um conjunto de práticas individuais ou coletivas que visam a proteger os recursos naturais do planeta. Mais conhecidas como práticas sustentáveis, elas têm como finalidade suprir as necessidades de consumo da população com o menor impacto ambiental possível.

Exemplos de práticas sustentáveis que protegem os recursos naturais

Várias são as ações que podem ser incorporadas ao seu dia a dia para reduzir os impactos do consumo humano sobre o meio ambiente. Confira algumas delas a seguir:

  • Consumir alimentos orgânicos, que não levam agrotóxicos;
  • Reduzir o consumo de energia elétrica apagando as luzes de ambientes não utilizados e reduzindo o tempo de permanência no banho;
  • Ir trabalhar de transporte coletivo ou de bicicleta, quando possível;
  • Utilizar lâmpadas econômicas, como as de LED;
  • Não imprimir documentos desnecessariamente;
  • Utilizar sacolas retornáveis ao fazer as compras em supermercados;
  • Evitar o desperdício de alimentos, colocando no prato somente o que for consumir na hora das refeições;
  • Comprar de empresas sustentáveis;
  • Usar produtos biodegradáveis;
  • Valorizar o comércio local;
  • Manter os eletrodomésticos fora da tomada quando não estiverem sendo utilizados;
  • Separar o lixo para a reciclagem;
  • Não jogar lixo no chão.

Práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental

Vale a pena destacar que as dicas citadas anteriormente são exemplos de práticas sustentáveis que contribuem para preservar o ecossistema. Contudo, você sabia que existem ações que visam a proteger a sua saúde mental?

De acordo com a Secretaria de saúde do Paraná, a saúde mental de um indivíduo está ligada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Por isso, cuidar do aspecto psicológico é tão importante, sobretudo em situações adversas como as que temos enfrentado ultimamente.

Mas como fazer isso afinal? Bem, a resposta para essa pergunta é bem simples e pode ser obtida pelas práticas a seguir:

Yoga

O yoga é uma prática milenar indiana que tem como objetivo principal equilibrar corpo e mente dos seus praticantes. Por meio de posturas e técnicas de respiração e meditação, o yoga promove autoconhecimento, consciência corporal, relaxamento e tonificação muscular.

A atividade é especialmente benéfica para todos aqueles que têm uma vida agitada e precisam aliviar o estresse e ansiedade. Além disso, a sua prática regular também oferece benefícios extras, a saber:

  • Melhora da postura;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Combate a insônia;
  • Redução de dores articulares;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares como AVC e hipertensão.

Meditação

Semelhantemente ao yoga, a meditação também faz parte das práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental. Até mesmo porque suas técnicas de respiração e concentração levam o participante ao autoconhecimento, o que promove paz interior. Por sua vez, essa paz reduz o estresse e contribui para a sua qualidade vida.

Além disso, a meditação melhora a imunidade do organismo, melhora a qualidade do sono e a concentração. A técnica Mindfulness, por exemplo, desperta o foco e a atenção da mente para a experiência presente, reduzindo significativamente os sintomas de ansiedade e depressão.

Hortas caseiras agroecológicas

E como falar de práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental sem citar os ensinamentos para aprender a cultivar seu próprio alimento em casa?  As aulas de hortas caseiras agroecológicas ensinam várias técnicas de cultivo, reaproveitamento de resíduos, compostagem e várias outras que certamente irão mudar os seus hábitos de consumo.

Dessa forma, você garante ingredientes frescos e livres de agrotóxicos em suas refeições, beneficia a sua saúde e protege a natureza.

Aulas online de hortas caseiras agroecológicas despertam a consciência ambiental

O Instituto Limpa Brasil

Conforme pontuamos anteriormente, cada um deve fazer a sua parte para preservar os recursos naturais em suas atividades humanas ou empresariais. Nesse sentido, o Instituto Limpa Brasil busca conscientizar as pessoas sobre o problema do descarte irregular do lixo urbano.

Através de práticas sustentáveis que integram os setores públicos e privados, além das pessoas de maneira geral, promovemos ações que fazem uma verdadeira transformação socioambiental. Levamos informação até as comunidades locais e arredores conscientizando a todos sobre o problema do descarte incorreto de resíduos para o planeta.

Além disso, com o apoio de voluntários realizamos mutirões de limpeza e celebramos sustentavelmente datas importantes como o Dia Mundial da Limpeza, a Semana do Meio Ambiente e o Dia da Terra.

Dia Mundial da Limpeza 2020

E por falar em práticas sustentáveis, vem aí o Dia Mundial da Limpeza. Para quem não sabe, o evento é uma ação mundial que visa a convocar voluntários para a limpeza de suas cidades. Durante 24 horas cidadãos de mais de 180 países estarão reunidos em um único propósito: limpar ruas, praias, praças e parques das cidades onde moram.

A ideia começou em 2008 na Estônia e na ocasião, cerca de 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em apenas 5h. A partir de então, o Dia Mundial da Limpeza ganhou notoriedade e foi sendo adotado ao longo dos anos por outros países também. Em 2019, o evento contou com mais de 20 milhões de pessoas. Só no Brasil, cerca de 300 mil voluntários de 1200 cidades retiraram das ruas 8.000 toneladas de lixo.

Porém, no ano de 2020, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá de forma diferente. Por causa da pandemia da COVID-19, as ações de limpeza serão realizadas de forma individual ou em pequenos grupos. Essa medida visa evitar aglomerações e dessa forma evitar a disseminação do coronavírus.

Nesse contexto, as práticas sustentáveis de limpeza esse ano estarão relacionadas à separação e à destinação correta dos resíduos domésticos. Além disso, haverá o plantio e a revitalização de espaços, bem como ações de limpeza individuais ou em pequenos grupos. O Dia Mundial da Limpeza 2020 acontecerá no dia 19 de setembro.

Namu no Dia Mundial da Limpeza 2020

Um dos participantes do evento Dia Mundial da Limpeza é o Namu, a maior plataforma online de conteúdos relacionados à saúde física e mental. Em seu site, a empresa oferece aulas online de yoga, pilates, meditação, gastronomia saudável entre várias outras com o objetivo de promover mais qualidade de vida às pessoas.

Devido aos protocolos de combate ao novo coronavírus como o isolamento social, por exemplo, o Namu liberou gratuitamente um programa completo com práticas sustentáveis que contribuem para a saúde mental. São aulas online de mindfulness, yoga e hortas caseiras agroecológicas para os participantes do Dia Mundial da Limpeza que certamente irão mudar a sua forma de se relacionar consigo mesmo e com a natureza. Não perca!

Leave a Reply

Tradutor