Webinar Córrego Leopoldina mostra resultado de projeto de despoluição
Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil
O evento contou com especialistas que destacaram a importância da ajuda de todos no processo de preservação das águas.
Na última quinta-feira (18/03) aconteceu o Webinar Córrego Leopoldina. O evento promovido em parceria com o Instituto Limpa Brasil, Prefeitura de São Paulo e o Jornal da Gente, teve o intuito de apresentar o resultado de sucesso do projeto de despoluição do córrego, que localiza-se na zona oeste da Capital e é afluente do Rio Pinheiros.
No ato, o superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp Roberval Tavares reforçou que para adquirir um bom resultado na ação é fundamental a contribuição tanto da sociedade quanto das autoridades e instituições. “Esse tripé entre a sociedade, Prefeitura e Governo de São Paulo é o que sustenta todo o trabalho de preservação dos córregos na cidade de São Paulo”.
Além de Roberval Tavares, também participaram do debate Ubirajara de Oliveira, diretor do Jornal da Gente; Bárbara Dantine, editora-chefe do veículo; Leonardo Santos, subprefeito da Lapa; Douglas Formaglio, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo; e Carlos Alexandre, diretor de relações governamentais da Associação de Moradores da Vila Leopoldina.
A proposta de despoluição em Leopoldina faz parte do programa Córrego Limpo, que tem parceria com a Prefeitura de São Paulo. Esse plano abrange intervenções visando à readequação e manutenção de redes de esgoto, assim como o monitoramento constante para despoluir e evitar a contaminação das águas, levando mais qualidade de vida e saúde para cerca de 52 mil residentes da região da Lapa, Alto da Lapa, Vila Leopoldina e outros bairros que fazem parte da área de abrangência do córrego.
O Programa Córrego Limpo é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2007. Até o momento, já levou à despoluição e manutenção de 161 córregos da capital paulista. Em casos como o de Leopoldina, esse projeto contribui para O Novo Rio Pinheiros, que é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem o intuito de despoluir o rio até dezembro de 2022.
“O Novo Rio Pinheiros é uma importante decisão para que possamos entregar um rio sem odor, que possa funcionar como lazer em suas margens. Mas, para que isso dê certo, precisamos que todos ajudem, tanto sociedade como as instituições públicas”, afirmou Roberval Tavares, explicando sobre o conjunto de obras e empreendimentos que levará a coleta e tratamento de esgoto para a população da bacia, favorecendo no programa que tem a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
O Webinar Córrego Leopoldina foi transmitido ao vivo através da página oficial do Instituto Limpa Brasil no Facebook, com espaço para perguntas por meio do chat. A live está salva, podendo ser assistida novamente ou caso você tenha perdido através do link: https://fb.watch/4sbC4dYtS4/ .
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.