Sodexo, Desembala e Mangue Azul estimulam consumo consciente

Sodexo, Desembala e Mangue Azul estimulam consumo consciente

Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil

Palestra on-line apresenta iniciativas de organizações que incentivam a sustentabilidade e atitudes que reduzem o desperdício de água.

Quando se fala em consumo consciente de água, logo pensamos na redução em ações do dia a dia dentro da nossa casa, porém, esse tema se estende bem mais quando citamos produtos que contribuem indiretamente no desperdício dele. E esse foi o assunto da live promovida pela Faculdade FMU em parceria com o Instituto Limpa Brasil  transmitida através do YouTube na sexta-feira(26), com a participação de especialistas e representantes de empresas que apoiam iniciativas conscientes. 

Com a presença de Aleta Nunes da Cunha Fernandes, Diretora de Comunicação da Desembala; Monica Soto, coordenadora de responsabilidade corporativa da Sodexo e André Bichucher, Proprietário do restaurante Mangue Azul, a transmissão  que teve mediação de Elizangela Ronconi , docente da FMU, abordou a forma como as instituições podem contribuir na redução de água e ainda citou alguns produtos vilões no consumo excessivo de água durante o processo de produção.

Iniciando a conversa, Aleta Cunha, explicou o trabalho da Desembala, uma empresa que surgiu no sul de Minas Gerais com o intuito de criar uma maneira inteligente de limpar a casa sem prejudicar o planeta, com produtos que não usam água no processo de produção e não geram o descarte de plástico. “A desembala é uma empresa que veio a partir dos preceitos da economia circular, porque hoje, por mais que você limpe a sua casa e descarte certo o seu resíduo, a gente sabe que no Brasil só 2% do resíduo é reciclado de fato, é uma cadeia lotada de gargalos, então a Desembala veio para mudar completamente a maneira como a gente limpa a nossa casa”, relatou, acrescentando que os produtos tratam de sachês hidrossolúveis, biodegradáveis e que não usam componentes de origem animal, que basta ser colocado diretamente em um recipiente com água, aguardar cinco minutos e já está pronto.

Do Sul de Minas para Fortaleza, O restaurante Mangue Azul está em funcionamento desde setembro de 2020, e o proprietário André ressaltou que o estabelecimento visa sempre a prática do não desperdício, além de valorizar sempre o consumo de insumos locais. “Como chefes de cozinha, nós temos que nos preocupar com a nossa cadeia de valores, que é oferecer produtos que sejam sempre sustentáveis […] O prédio é todo sustentável, eu aproveito água de chuva para irrigação, uso secadores de mão tanto para os clientes internos, quanto os externos, oferecemos a água da casa, temos filtros que são usados em grandes indústrias, a gente filtra e fornece, tem sido um grande sucesso, fomos pioneiros em trazer isso para o estado do Ceará e tem tido uma excelente aceitação por parte do nosso público”.

Monica Solto compartilhou os serviços promovidos pela Sodexo, sempre pensando no consumo consciente da água, como utilização de produtos de limpeza que não necessitam de enxágue, o uso de borrifadores para ter um controle da quantidade usada, itens biodegradáveis para evitar a contaminação do lençol freático e de mananciais devido ao destino final após o descarte.

Durante a live, ainda foi ressaltado a importância de repensar algumas atitudes que contribuem de forma indireta no desperdício, como a compra de roupas desnecessárias e o alto consumo de carne. Tais produtos contribuem muito no cálculo da pegada hídrica indireta, que são aqueles que consumimos sem ter idéia da quantidade de água empregada na produção.

No encerramento foi frisada a importância de cuidar do planeta neste momento, já que é aqui que estamos. A transmissão está salva e disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=SvEc-A6R-GY&t=2386s .

Leave a Reply

Tradutor