JCDecaux adota medidas sustentáveis em prol do meio ambiente
Por Miria Gomes – Equipe Limpa Brasil
Empresa francesa trouxe ao Brasil processos inovadores e busca gerar menos impactos ambientais
A empresa JCDecaux é pioneira na criação de espaços publicitários, ao criar o conceito de Mobiliário Urbano, e é líder mundial do segmento estando presente em mais de 80 países com mais de 1 milhão de peças ao redor do mundo. A companhia foi a responsável por revolucionar painéis de publicidade ao entregar mais luz e cores a fim de destacar as mensagens a serem passadas.
Atuando com placas de sinalização, mobiliário urbano e painéis a JCDecaux tem crescido de forma exponencial utilizando também métodos sustentáveis em todo o processo de criação e desenvolvimento das peças que fazem parte do cotidiano da população mundial. Em uma entrevista exclusiva concedida à equipe do Limpa Brasil, a diretora-geral da JCDecaux Brasil, Ana Célia Biondi explica todo esse processo.
Ana Célia esclarece que todos os mobiliários da empresa são feitos de uma forma que sejam 100% recicláveis, consomem o mínimo possível de energia, geram o mínimo de resíduos e utilizam fornecedores certificados nesta categoria. Esse eco design garante que as peças sejam duráveis e ao mesmo tempo gera o menor número possível de resíduos, algo que o design convencional não considera em sua fabricação.
É de interesse da empresa também utilizar energia verde, trocando as luzes dos móveis para LEDs, algo que já ocorre em 71% desde 2016 e a meta é atingir 100% até 2022. “O Grupo tem trabalhado em prol da sustentabilidade em todas essas áreas e nas etapas de vida do mobiliário, no desenvolvimento, fabricação e transporte, utilização e descarte.” Explica a diretora-geral. É importante salientar que a JCDecaux busca reduzir a emissão de carbono em seus processos, os mais de 5,500 veículos utilizados para postagem, limpeza e manutenção são selecionados com base em seu impacto ambiental.
A companhia realiza também ações de reciclagem, já que 68% dos resíduos utilizados, como papéis por exemplo. Ana Célia explica que os pôsteres impressos pela empresa são certificados por terceiros reconhecidos em âmbito internacional como o PEFC, FSC ou equivalentes locais de cada país, garantindo assim que o papel seja gerenciado com responsabilidade. Já para as telas é utilizado plásticos alternativos que possam ser reciclados, reduzindo assim o uso do PVC.
Por fim, a diretora-geral da JCDecaux elucida que a empresa leva em consideração toda a cadeia sustentável que os materiais devem possuir em um novo projeto, adotando uma abordagem ecologicamente correta na construção dos mobiliários. “Comprometido com o futuro, garantimos que os materiais sejam separáveis e utilizamos materiais recicláveis como aço e vidro, o que reduz em 14% as emissões de estufas vinculadas à extração de matéria-prima ao longo do ciclo de vida total do móvel.”
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.