Professores e alunos destacam a importância da separação dos resíduos

Professores e alunos destacam a importância da separação dos resíduos

Texto por: Ironaldo Nery – Equipe Limpa Brasil

Com relato de ações feitas por  professores e alunos, a live destacou atos que podem ser realizados para contribuir no descarte adequado dos resíduos

Iniciativa do Instituto Federal Câmpus São Paulo em parceria com o Instituto Limpa Brasil, o Painel Resíduos teve como tema principal um questionamento: Como podemos contribuir com o Dia do Meio Ambiente e a Década da Ciência Oceânica? O evento reuniu professores e alunos, que relataram a forma como cada um realiza o processo de separação e descarte do lixo em casa. 

Com a mediação do professor José Carlos Jacintho e de Edilainne Pereira, a live abriu o espaço para que cada um pudesse acrescentar na conversa suas ações. No bate-papo, a Professora Maria Helena Del Grande destacou as consequências negativas do descarte inadequado de lixo, que pode ser um dos fatores que causam inundações, e contribui com a poluição dos oceanos. “O resíduo seja ele de qual origem, precisa ter uma destinação adequada, apropriada, para não incorrer no caso de uma inundação, considerando a nossa realidade de São Paulo, de ele ir parar no Rio Tietê ou em qualquer um desses riachos, pelo bueiro, pela chuva, ele ser levado e ir pro rio, e tudo que vai para o rio a gente sabe que vai parar no oceano”, alertou a professora. 

Além da poluição dos oceanos, o Professor Fernando Medeiros pontuou que a coleta de resíduos pode ser uma fonte de renda para algumas famílias, que trabalham com reciclagem. Para iniciar a ação de separação do lixo em casa, basta selecionar os resíduos em três frações simples, recicláveis, rejeitos e orgânicos.

Antes de passar a vez de fala para os alunos envolvidos na ação, a professora Luci Aveiro mencionou que a realização da separação de lixo é rotina em sua casa desde a infância. Com o destaque no descarte adequado do plástico, a Professora cita que semanalmente encaminha materiais, que podem ser reciclados, para cooperativas e grupos de catadores. “Uma andorinha só faz verão sim” diz Luci, como incentivo para mostrar que pequenas ações fazem toda a diferença. 

Os alunos presentes no evento, destacaram a importância de limpar os resíduos recicláveis e localizar pontos de coleta seletiva para realizar o descarte após a separação. Foi abordado também o baixo número desses locais nas cidades como fator que contribui no descarte inadequado do lixo.

Leave a Reply

Tradutor