Live de conscientização acerca dos oceanos trás informações à respeito da sustentabilidade

Live de conscientização acerca dos oceanos trás informações à respeito da sustentabilidade

Texto: Equipe Limpa Brasil

Realizada de forma online, a live contou com participação de cientistas 

O evento online ocorreu no dia 8 de junho e fez parte da programação de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e dos Oceanos realizado pela FMU em parceria com o Instituto Limpa Brasil. A live contou com mediação da professora Rita Ribas e Edilainne Perreira, com a participação de Ana Rita Onodera mestre em zoologia pela EFPB, Jorge Luiz Silva graduado em ciências biológicas pela UFMA, Heloisa Shcurmann ativista ambiental e Indira Eyzaguirre, subcoordenadora de formação na Rede Internacional de Promotores ODS Brasil.

A live foi voltada para os oceanos e abordou temas como meio ambiente, poluição e os cuidados que a sociedade pode ter para cuidar dos mares, rios e nascentes, trazendo como pauta a ação de causa e efeito. Um dos assuntos abordados pelos cientistas presentes na live, foi o micro plástico e como ele tem feito parte da vida da população através dos peixes consumidos que acabam se alimentando dos plásticos que chegam até os oceanos.

A sobrepesca e a poluição são algumas causas responsáveis pela diminuição da biodiversidade marítima, fazendo com que haja a extinção de diversas espécies, que já vem sofrendo com o consumo de plástico que aparecem em seus habitats e se tornaram parte de suas cadeias alimentares, ocasionando impactos ambientais irreversíveis a longo prazo. Através do grupo de Escoteiros do Brasil Maranhão, Ana Rita Onorio e Jorge Luiz Silva levam aos jovens do estado as informações sobre cuidados com a vida marinha e meio ambiente, além de promover atividades em que os jovens participam ativamente, podendo assim se tornar parte do cuidado com os oceanos. 

Dando continuidade aos assuntos abordados na live, a ativista ambiental e velejadora Heloisa Shcurmann discorreu sobre sua vida nos mares e como suas viagens foram importantes para que ela visse a gravidade da poluição em decorrência do plástico ao redor do mundo. A ativista contou sobre os momentos em que navegou em locais com amontoados de garrafas e sobre os micros plásticos presentes nas praias, que muitas vezes não são percebidos pelos visitantes. Essa ação de conscientização acerca da poluição dos oceanos se tornou então a missão de Heloisa, que tem deixado seu legado e continua buscando levar informações para a população tomar conhecimento através do Voz dos Oceanos.

A engenheira ambiental Indira Eyzaguirre discorreu sobre a Década da Ciência Oceânica criada pela Unesco que propõe a realização de desenvolvimentos sustentáveis para transformação do mundo através de 17 objetivos e 169 metas a serem realizadas até o ano de 2030. Dentro dos objetivos propostos, está a Vida na Água que objetiva setores como comunidades, empresas, governo e universidades em busca dos oceanos que queremos.

Para saber mais sobre as programações de lives das próximas campanhas, acompanhe o Instituto Limpa Brasil através do Instagram oficial @LimpaBrasil.

Leave a Reply

Tradutor