O descarte adequado de medicamentos
Texto por: Hayllame Negreiros – Equipe Limpa Brasil
O que você faz quando não precisa mais de um remédio?
Numa escala global, o Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos e cerca de 70% dos usuários realizam o descarte incorreto daqueles que estão em desuso ou vencidos. Pode-se citar dois bons exemplos de destino desses remédios: o lixo comum e as redes públicas de esgoto, como vasos sanitários e ralos de pias. Entretanto, o que pouca gente sabe são os danos ambientais que podem ser causados por esse descarte incorreto.
As substâncias químicas contidas nesses medicamentos podem chegar a córregos e rios, contaminando a água que consumimos, além do solo e os animais. Pessoas que manejam resíduos em centros de reciclagem ou lixões também correm risco de contaminação.
Algumas simples ações fazem a diferença para que consequências como essas não ocorram, por exemplo:
- Somente utilizar medicamentos com indicação profissional.
- Consumir adequadamente, seguindo a prescrição médica.
- Pedir orientação em farmácias, para que não haja sobras.
- Não acumular medicação em sua residência.
Dentre outras opções, não obstante, o principal objetivo é realizar o descarte correto. Algumas drogarias, hospitais e postos de saúde realizam a coleta desses medicamentos fora de uso ou validade e destinam tais substâncias de maneira adequada. Por isso, é viável buscar informações no site da prefeitura da sua cidade ou na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de você. No entanto, não é uma responsabilidade apenas do cidadão comum, a vista que o excesso pode vir da própria prescrição médica ou da quantidade de remédios na cartela ou frasco. Desta forma, ainda que não exista uma lei em vigor, a indústria farmacêutica, juntamente com os órgãos públicos, deve possibilitar a venda de porções adequadas para cada tratamento, além de conscientizar a população e divulgar os locais de coleta.
Pequenas ações determinam diferenças extraordinárias. Juntos somos capazes de mudar o mundo e preservar o meio ambiente, faça parte dessa mudança você também!
Busque o ponto de coleta mais próximo de você: https://www.descarteconsciente.com.br/pontos-de-coleta
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.