Limpa Brasil e KPMG apoiam campanha #UmaSóTerra e promovem ação em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente

Limpa Brasil e KPMG apoiam campanha #UmaSóTerra e promovem ação em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, foram realizados 20 mutirões em 20 cidades para a conscientização sobre a Semana do Meio Ambiente. A campanha #UmaSóTerra, tema escolhido pela ONU em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uniu Limpa Brasil e KPMG no incentivo a mudanças para promover uma vida mais sustentável.

Em 2022 completam 50 anos desde a conferência de Estocolmo, quando o lema “Uma só Terra” foi levantado. Cinco décadas depois, o Instituto Limpa Brasil e a KPMG promovem a campanha com o mesmo lema para conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e o impacto causado pelo descarte inadequado de resíduos. No dia 5 de junho (domingo), foram realizadas ações organizadas pelo Instituto Limpa Brasil e voluntários mobilizados dos escritórios da KPMG de 20 cidades: São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos e São José dos Campos

Na cidade de São Paulo, a ação foi realizada com o apoio da Subprefeitura do Ipiranga, em frente ao Museu do Ipiranga, de onde os voluntários seguiram para 4 pontos do entorno.

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias e o meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, relembra que as variadas formas de poluição não são o único problema causado pelo lixo que é produzido e descartado inapropriadamente no país, uma vez que, além de causar sérias consequências à saúde pública e ao meio ambiente de forma geral, também está associado à manutenção das mazelas sociais, especialmente das famílias que sobrevivem de coletar e comercializar materiais que encontram nos lixões. Portanto, os eventos contaram com a participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis que realizam a orientação para a separação e quantificação de todos os resíduos que foram coletados durante o mutirão. Além disso, todos os resíduos recicláveis foram destinados para as cooperativas com o intuito de geração de renda e inclusão social.

A Gestora de Comunicação do Limpa Brasil, Wendy Lima, relata que as ações estimulam os voluntários e a sociedade ao redor a refletir sobre o impacto das nossas ações enquanto indivíduos. “O que podemos fazer para mudar nossa realidade, nem que seja no nosso próprio quadrado? Qualquer lugar que nós ocupamos é o nosso quadrado, desde uma praça, uma sala de aula, nossa casa, nossa calçada…Todos têm seu papel, indivíduos, organizações privadas, organizações sociais e governos”, afirma Wendy. Além disso, revela a importância das ações de recolhimento de lixo nas cidades no país: “Através de mutirões de limpeza, acreditamos também que podemos passar uma comunicação sem que seja necessário dizer nada. Nosso exemplo fala por nós mesmos e esse exemplo é passado para a frente.”

“Essa iniciativa evidencia a relevância que ações ambientais e sociais têm para a KPMG. Investir em campanhas de preservação e recuperação do meio ambiente significa garantir um mundo melhor para todos. Essa prática está integrada em nossa estratégia organizacional. Acreditamos que as atuais e as futuras gerações merecem viver em um planeta mais limpo, saudável, justo e próspero, o que se faz com o envolvimento de pessoas comprometidas com a transformação da sociedade. Além disso, compartilhar propósitos, valores, esforços e tecnologias sempre contribui para que essa jornada sustentável tenha ainda mais sucesso”, afirma Luciene Magalhães, sócia-líder de Capital Humano da KPMG no Brasil.

Que o planeta precisa de nossa ajuda para reverter os efeitos das mudanças climáticas nós já sabemos, mas a campanha organizada pelo Limpa Brasil e pela KPMG promove a transformação que precisamos de forma coletiva, tornando nossa missão não mais fácil, mas cada vez mais possível!

Conheça o trabalho de Voluntariado Corporativo do Instituto Limpa Brasil

Promovemos ações de educação ambiental e intervenções de limpeza junto a voluntários de empresas.

Leave a Reply

Tradutor