Compras Online VS Compras em lojas: Qual é mais sustentável?

Compras Online VS Compras em lojas: Qual é mais sustentável?

Escrito por Iryna Komazova | Lets do It World 
Tradução e adaptação por Rafaela Macêdo  | Instituto Limpa Brasil Lets do It  
18 de junho, 2023 

 

Compras sempre tem uma pega ambiental significante, mas isso aumenta durante períodos festivos. Eventos de marketing como Black Friday ou Cyber Monday fazem as pessoas esquecerem sobre o meio ambiente enquanto procuram ofertas baratas. No entanto, é possível fazer compras com um mínimo impacto no planeta; e nós queremos ajudar você a fazer isso! Aqui nós observamos qual método de aquisição é mais eco-friendly; online ou offline. 

Devolução

Compras online possuem uma taxa de 40% de devolução, enquanto apenas 7% dos produtos comprados em loja são devolvidos. E a destinação dos itens retornados não é sempre clara. Enquanto pequenas companhias são mais propensas a colocar os itens rejeitados de volta nas prateleiras, grandes varejistas, como Amazon, não querem se incomodar em checar, reembalar e revender o que foi retornado. 

Então o que acontece com essas devoluções? Muitas vezes, grandes varejistas vendem mercadorias devolvidas a uma empresa de liquidação a preços reduzidos. Essa empresa, por sua vez, revende mercadorias em paletes, chamadas de “caixa misteriosa”. Duas scooters elétricas, um forno, um aspirador em pó  e um liquidificador poderiam todos acabar em uma caixa misteriosa. A companhia daí vende estes numa margem o suficiente para fazer lucro. Mas isso nem sempre vale o risco – se os itens estão danificados, eles vão diretamente para a lixeira. 

Da mesma forma, um varejista pode enviar um produto devolvido para uma instalação de reciclagem , aterro ou usina de incineração, independentemente de sua condição.

Escolha com cuidado para evitar devoluções

 Embalagem

Pedidos online requerem muito mais embalagens que os comprados em loja. Foi estimado que a embalagem para usuários online criam cinco vezes mais emissões que aquelas sacolas que consumidores tipicamente levam para casa do shopping. E isso não incluindo aqueles compradores que usam suas próprias sacolas. 

Em muitos países, plástico bolha e plástico-espuma, o qual é frequentemente usado para preencher espaço livre em uma caixa de entrega, não é reciclável. E até caixas de papelão, sacolas plásticas e embalagens que são tecnicamente recicláveis, geralmente são apenas jogadas fora depois de desempacotar. 

 No entanto, algumas companhias online oferecem aos compradores menos pacotes ou trocaram o plástico por enchimento de papel, mas é impossível evitar a embalagem completamente. 

Embora o papelão seja comumente reciclável, a fita adesiva nunca é reciclada

Transporte

Para entender a pegada de sua compra, conte “o custo da última milha ”. Isso significa que todas as etapas anteriores do transporte do produto são iguais, exceto a última; como a compra chega às suas mãos. O que pode variar muito.

Entrega de correio 

Em áreas onde compras são situadas longe de distritos residenciais e o transporte público é mal desenvolvido, compras online via entrega de correio pode ser mais eco-friendly que compras em loja. A explicação é fácil. Quando você compra roupas, eletrônicos, brinquedos, ou outros produtos não-comestíveis, eles são embalados para você no armazém. Por isso, eles são precisam enviar produtos. Um carro de entrega para em dezenas de casas durante o dia enquanto você teria que ir para a loja para fazer apenas uma compra e daí dirigir de volta para casa. Nesse caso, um pedaço das emissões de transporte é omitido – como estimado por um estudo o qual faz essa opção de compra mais sustentável. 

No entanto, se você está fora de casa e o carregamento não foi entregue pelo correio, a entrega terá uma nova tentativa – significando mais combustível a ser queimado na jornada repetida. Escolher a entrega expressa aumenta mais o impacto, enquanto em entregas regulares podem preparar um veículo com mais itens de só uma vez. 

Compras em lojas 

Se você vai às compras andando, via bicicleta ou transporte público, as compras em loja são mais prováveis de serem uma opção ‘mais verde’. E até se você dirige para comprar algo, você irá provavelmente fazer algumas paradas na rota, o que divide as emissões de CO2 entre cada uma das compras – fazendo o impacto de cada uma menor. 

Terminais de encomenda 

Terminais de encomenda são uma forma popular de entrega de seus pedidos online. Além disso, o custo de sua ‘última milha’ vai ser igual a quando você compra em loja – contanto que você chegue nesse terminal de encomenda por qualquer dos meios anteriormente citados. Nesse caso é sua escolha de fazer a jornada de uma maneira mais eco-friendly. 

Um carro de entrega geralmente faz cerca de 50 paradas durante um dia

Como fazer qualquer compra mais sustentável

Como você pode ver, existem muitas variáveis para dizer qual opção de compra – online ou em loja – é mais sustentável. Mas não se desespere! Você ainda pode usar as seguintes dicas para minimizar seu impacto ambiental. 

Primeiramente, compre apenas coisas que você realmente precisa – consumo excessivo é problemático não importa como é entregue. Ademais, tente pedir de marcas locais; se eles não tiverem que embarcar mercadorias de outros mares, menos transporte e embalagem é necessária, significando menos emissões de carbono. 

Se você compra fisicamente:  

  • Leve sacolas reutilizáveis com você, e esteja ciente que sacolas de papel e plástico compostável não são melhores que as de plástico tradicional – elas não são feitas para durar muito;
  • Se você comprar uma sacola numa loja, reutilize-a quantas vezes for possível;
  • Ande ou use bicicleta para as lojas sempre que possível;
  • Se você dirige, planeje sua viagem cuidadosamente com outras paradas em seu caminho.

Se você compra online: 

  • Peça quanto mais itens da mesma loja for possível. Isso vai reduzir o empacotamento e transportação, e , por isso, usar menos embalagem e menos carbono; 
  • Escolha uma opção de embalagem de pouco desperdício (se disponível) ou comunique sua preferência para o vendedor;  
  • Quando comprar roupas, não peça diferentes tamanhos do mesmo item. Ao invés disso, faça suas medidas cuidadosamente para escolher o melhor; 
  • Opte por opções de entregas mais lentas: dessa forma você permite a companhia de carregar a van mais efetivamente; 
  • Se o item não serve para você, tente revender localmente ou doá-lo ao invés de devolvê-lo;
  • Reutilize a embalagem ou a recicle se você não pode. Sua própria embalagem é melhor que uma de uso único.

Esperamos que você tenha achado isso útil e agora esteja pronto para reduzir o impacto de suas compras, seja online ou na loja! Compartilhe este artigo com os amigos para motivar outras pessoas a fazerem escolhas conscientes de consumo também.

Leave a Reply

Tradutor