Dia Mundial da Limpeza 2023 – Evento Ambiental Une Milhões de Pessoas por um Mundo sem Lixo

Dia Mundial da Limpeza 2023 – Evento Ambiental Une Milhões de Pessoas por um Mundo sem Lixo

Escrito por: Jim Sharman
Nova York, EUA, publicado em 18 de setembro de 2023
Traduzido por: Henrique Rariz | Instituto Limpa Brasil

O Dia Mundial da Limpeza 2023, organizado pela ONG estoniana “Let‘ s Do It World” (LDIW), organizou o seu 6º evento anual no sábado, 16 de setembro. Envolvendo quase todos os países e territórios do mundo, os números de participantes deste ano ainda estão sendo contados e aproximarão o total nos 6 anos do evento de 100 milhões de participantes, consolidando a posição da LDIW como o maior movimento de ação cívica em tempos de paz do mundo.

Coincidindo com a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) e a Semana do Clima, o LDIW transferiu o seu principal centro de atendimento e mídia para a Casa Estoniana em Nova York, transmitindo a onda verde ao vivo, à medida que se espalhava de Fiji até o Havaí. A mudança para Nova York foi possível graças ao apoio do governo estoniano e veio logo após a AGNU debater a adição do Dia Mundial da Limpeza ao calendário oficial da ONU; uma decisão sobre esse assunto é iminente.

Com a AGNU ocorrendo a poucos quarteirões da Casa Estoniana, ficou mais fácil o envolvimento de representantes e embaixadores, alguns dos quais foram entrevistados no estúdio, juntamente com especialistas em meio ambiente e, é claro, atualizações ao vivo da extensa rede de líderes nacionais da LDIW.

Entre os ilustres convidados ao vivo, estavam: Kersti Kaljulaid (presidente da Estônia de 2016 a 2021), Maimunah Mohd Sharif (diretora executiva da ONU Habitat), Andrejs Pildegovičs (embaixador da Letônia nos EUA) e o Dr. Marcel Dorsch (do Instituto Mercator de Pesquisa sobre Bens Comuns Globais e Mudanças Climáticas). Também houve mensagens gravadas de apoio, de Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, e de Alar Karis, presidente em exercício da Estônia.

Sobre a importância de realizar o Dia Mundial da Limpeza de 2023 direto de Nova York, Heidi Solba comentou: “A conscientização aumentou significativamente, com maior interesse da mídia, participação governamental mais profunda e pessoas nas ruas de Nova York oferecendo apoio e incentivo. Embora estejamos fazendo mais progressos no nível de conscientização, o apoio da ONU realmente fará a diferença na mudança de atitudes para a gestão de resíduos, incentivando as pessoas a ajustar comportamentos e a tornar o mundo mais limpo para todos.”

No dia 20 de setembro, o LDIW organizará um evento paralelo especial para a Assembleia Geral da ONU na Casa Estoniana, que incluirá um painel de discussão de alto nível sobre os principais tópicos relacionados. Os palestrantes incluirão: S. Ex.ª Alar Karis (presidente da Estônia), Maimunah Mohd Sharif (diretora executiva da ONU Habitat), Marina Ponti (diretora da campanha de ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), Payam Mousavi (engenheiro-chefe de clientes, no Google) e Heidi Solba (presidente e chefe da rede global da LDIW).

Desde 2018, o Dia Mundial da Limpeza envolveu 197 países e territórios e mais de 71 milhões de participantes, com o total deste ano ainda a ser contabilizado. Os planos para 2024 dependerão da decisão da Assembleia Geral da ONU sobre a resolução de adicionar o Dia Mundial da Limpeza ao calendário da ONU. Caso essa decisão seja aprovada, é certo que aumentará o foco e impulsionará a participação em direção à meta do LDIW de 5% de engajamento global, à medida que o movimento continua a sua missão de enfrentar a mal gerenciada crise global de resíduos e de lutar por um mundo livre de lixo.

A ONG “Let’s Do It World” é membro credenciado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA). Em julho de 2023, o grupo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU reconheceu o “Let’s Do It World” com o seu Prêmio de Mobilização por organizar o Dia Mundial da Limpeza.

Leave a Reply

Tradutor