Dia Mundial da Limpeza 2023 envolve 19 milhões de pessoas em 91% dos países
Mais de 91% dos países do mundo envolveram 19,1 milhões de voluntários de todo o mundo para o Dia Mundial da Limpeza deste ano, o principal evento organizado pela ONG do movimento global de ação ambiental, nascida na Estônia, ‘Let’s Do It World’ (LDIW), que aconteceu no sábado, 16 de setembro de 2023.
Foram recolhidas impressionantes 205 mil toneladas de resíduos, com a participação de 19,1 milhões de voluntários em 91% dos países do mundo.
Significativamente, os resultados do Dia Mundial da Limpeza de 2023 viram o surgimento de duas tendências globais crescentes notáveis; participação de jovens e estudantes, bem como de ministros e funcionários do governo local e nacional. Estas tendências e os resultados notáveis do ano foram comentados pela Presidente e Chefe da Rede Global da LDIW, Heidi Solba.
“É muito encorajador ver cada vez mais jovens compreendendo a urgência que todos nós enfrentamos. No entanto, não importa quantos voluntários envolvamos, ainda vemos cada vez mais lixo a poluir o nosso ambiente. Isso impacta a todos. Não somos uma organização de limpeza – somos uma organização de sensibilização – e a mensagem enviada pela nossa incrível rede global e parceiros é clara. Este ano, mais do que nunca, instamos todos os governos, todas as grandes empresas, todas as organizações a levarem a sério estes resultados e a agirem para implementar soluções permanentes e duradouras para a crise global de resíduos mal geridos. Hoje é uma celebração do empenho incansável de dezenas de milhões de pessoas que contribuíram para o enorme progresso que estamos fazendo juntos”, declarou Solba.
A campanha deste ano ocorreu pouco antes do debate da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) sobre a resolução para adicionar o Dia Mundial da Limpeza ao calendário da ONU. A proposta recebeu apoio unânime no início deste ano para ser incluída na agenda da AGNU e uma decisão sobre a proclamação formal é iminente.
Os resultados de 2023 marcam um regresso aos níveis de envolvimento anteriores à Covid, a melhor participação em quatro anos, pouco abaixo de um máximo histórico. Isto serve como um sinal encorajador de que a mensagem da LDIW sobre a necessidade de uma mudança social duradoura está sendo abraçada tanto pela população em geral como, sobretudo, pelos decisores políticos, enquanto o mundo enfrenta a tripla crise planetária do clima, da poluição por resíduos e da perda de biodiversidade.
Os resultados globais atualizados também revelam que, desde o primeiro Dia Mundial da Limpeza em 2018, o movimento LDIW espalhou-se tanto em profundidade como em largura – atingindo 95% de todos os países listados pelas Nações Unidas e envolvendo quase 91 milhões de participantes, elevando assim o envolvimento global para além da marca de 1,1% em termos de população global. O LDIW tem como meta 5%, o ponto de inflexão necessário para a mudança comportamental da sociedade.
Os resultados combinados consolidam ainda mais a posição da LDIW como o maior movimento mundial de ação cívica em tempos de paz na história da humanidade, com uma rede ativa cada vez maior que inclui quase todas as nações.
A adição ao Calendário da ONU ampliaria certamente o foco e aumentaria a participação no objetivo da LDIW de 5% de envolvimento global, à medida que o movimento continua a abordar a crise global de resíduos mal geridos e a lutar por um mundo sem resíduos.
A cobertura da campanha deste ano foi transmitida ao vivo no dia 16 de setembro a partir da Estonian House, em Nova Iorque, graças ao apoio do governo estônio. A LDIW também organizou um evento paralelo relacionado com a AGNU no dia 20 de setembro, onde o Presidente da Estônia, S.E. Alar Karis abriu os procedimentos com um apelo direto à ação para que os representantes da AGNU apoiem a resolução de adicionar o Dia Mundial da Limpeza ao calendário da ONU.
“O Dia Mundial da Limpeza serve como uma plataforma para defesa e políticas relacionadas à gestão de resíduos e educação ambiental, incentivando os governos a priorizar estratégias de gestão de resíduos e práticas sustentáveis. A minha esperança é que este evento inspire todos a tomarem novas medidas, partilharem as melhores práticas e promoverem um planeta mais limpo e habitável”, declarou Karis.
A ONG Let’s Do It World é um membro credenciado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA). Em julho de 2023, o Grupo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU reconheceu o Let’s Do It World com o seu prêmio de Mobilização pela organização do Dia Mundial da Limpeza.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.