Vamos falar de logística reversa?
Você já ouviu falar em logística reversa? Se não, certamente o nome causou aquela má impressão de ‘’iih, é algo chato e difícil’’ mas não se engane, é mais simples e mais importante do você pensa. Mas calma, vamos por partes para entender sua importância.
Sociedade do consumo
Antigamente, as pessoas não se interessavam muito pelo meio ambiente, entretanto com o advento da revolução industrial – que gerou um aumento surpreendente no consumo – a sociedade sentiu a necessidade de se preocupar mais com essas questões, pois paralelamente ao aumento da produção industrial, houve também o triste aumento da poluição.
A sociedade do consumo esta diretamente ligada com o modelo econômico que predomina na atualidade – capitalismo – em que se preza pelo capital. O mercado necessita estar em movimento, logo os produtos já não tem a mesma durabilidade de antes, e somos convencidos constantemente a consumir com mais frequência, gerando um grande inimigo ao meio ambiente: Resíduo, ou seja, tudo aquilo que descartamos.
Diante dessa grande quantidade de resíduos gerados pela sociedade, em 2010, foi criada a lei PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que tem como intuito enfatizar a necessidade de se preocupar com os descartes no meio ambiente.
A lei destaca que todos são responsáveis pelos resíduos gerados, inclusive as empresas que fabricam e vendem esses produtos, ela também incentiva que tanto os fabricantes como os consumidores estejam ciente daquilo que pode ser reaproveitado.
Logística reversa
A logística reversa, é uma área da logística que trata do fluxo físico dos produtos, tendo como preocupação viabilizar a coleta adequada desses resíduos, garantindo que eles não prejudiquem o meio ambiente, sendo, portanto, um instrumento que contribui para o funcionamento da lei PNRS.
Sendo assim, é obrigação das empresas criarem estratégias para que esses materiais voltem ao setor empresarial, podendo ser reaproveitados ou destruídos de maneira adequada sem causar danos ao meio ambiente. Em síntese, a logística reversa trata de cuidar dos resíduos após o consumo.
Além de gerar impactos positivos ao planeta, esse ciclo também proporciona vantagens às empresas, tanto em competitividade – relacionando a empresa ao conceito de sustentabilidade, o que esta em alta – quanto em redução de custos com o reaproveitamento de matéria-prima.
Desse modo, fica claro a importância da logística reversa, gerando diversos benefícios ao nosso planeta, e colocando empresas na frente da concorrência.
Por Jaqueline Belo, Instituto Limpa Brasil.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.