Jovens protagonistas em ações ambientais

Jovens protagonistas em ações ambientais

Texto por: Luana Ferreira Pessoa – Equipe Limpa Brasil

Engajados na preservação dos bens naturais, jovens apresentam suas ações em live e convida a juventude para apoiar a causa

O protagonismo jovem é a participação dele como ator principal em ações que dizem respeito a problemas relativos ao bem comum, a sociedade como um todo.

Com o intuito de falar a respeito deste tema foi elaborada uma live na semana do dia mundial da água, sendo transmitida ao vivo pelo Facebook do Instituto Limpa Brasil nesta sexta-feira (26), tendo como tema Protagonismo dos Jovens – Preservação da Água.

O intermediador dessa live foi João Emanuel Souza, que é fundador do Human Connection e teve como participantes os jovens, Marcelo Natal Borges que é diretor executivo do Folhas que Salvam  , Igor Maneco Neves diretor geral da Anglo Verde e Bruna Martins, relações internacionais do Instituto Limpa Brasil.

Foi ressaltado a importância da água para a vida humana, e como os jovens podem colaborar para que esse bem que é extremamente necessário para a vida humana, não esteja escasso futuramente. 

Também foi abordado a importância dos órgãos governamentais de defesa ao meio ambiente. E tendo como base o Brasil no cenário atual é visto que as verbas tem sido cortadas para esses órgãos, havendo assim uma diminuição nas pessoas que trabalham neles, resultando no agravamento dos problemas ambientais tais como o desmatamento da Amazônia, descaso dos garimpos ,derramamento de petróleo nos litorais.

Vendo que não existem medidas por meio das autoridades a respeito desses assuntos, que estão diretamente e indiretamente relacionados à água.

Não podemos ficar parados esperando, é de extrema importância que a população faça sua parte individual e coletiva pois a melhor forma de combater o problema, é abraçar a causa.

Uma parcela da população acredita no valor da água mas, apenas ter essa consciência e não fazer nada para garantir sua continuidade não é o suficiente para haver uma mudança. Enquanto outra parte da população só percebe a importância da água quando sente a falta dela, quando não tem. 

Foi discutido que uma medida que pode ser tomada e poder ter uma mudança significativa é a educação ambiental nas escolas. Ser ensinado desde os primeiros anos estudantis como é importante os bens ambientais e as medidas que precisam ser tomadas para garantir a sua continuidade. 

E por fim na live cada um deixou sua mensagem de incentivo para a população em geral, com ênfase no público jovem.

Marcelo relatou que os jovens não podem desistir e que são sim capazes de chegar onde querem, assim como ele  que, atualmente com 18 anos, chegou onde não imaginava. O jovem concluiu com a frase: “Às folhas salvam, preservem a natureza, preservem a água pois ela não é um bem finito ela acaba”.

Bruna argumentou que temos que olhar a longo prazo, não podemos nos basear no imediatismo, pois as ações que temos hoje podem refletir muito no futuro e podemos sim fazer uma mudança no mundo, não é necessário ser um grande ativista para contribuir na mudança no mundo.

A jovem, falou de um movimento do Instituto Limpa Brasil em parceria com a Human Conection o #EuCuidoDoMeuQuadrado que é um movimento com o intuito de que cada um cuide do seu quadrado, fazendo suas pequenas ações em seu meio e como isso além de contribuir para o meio ambiente, pode-se criar conexões com outras pessoas, países e uma experiência cultural.

Igor passa sua mensagem afirmando que o ambiente é nosso, não é dos ministérios nem dos órgãos, somos todos parte do ambiente sendo assim temos a responsabilidade com ele e podemos fazer coisas para melhorá-lo. Começando com o lixo descartado corretamente e fazendo a sua separação pode ajudar muito.

Você também pode fazer a diferença no mundo, se engaje em uma causa!

Leave a Reply

Tradutor