Restaurante Mangue Azul tem como lema a sustentabilidade

Restaurante Mangue Azul tem como lema a sustentabilidade

Texto por: Luana Ferreira Pessoa– Equipe Limpa Brasil

Restaurante localizado no estado do Ceará foi idealizado com diversas medidas para oferecer alta gastronomia e diminuir os impactos ambientais

Um restaurante sustentável é aquele que busca repensar todo o processo, tanto do funcionamento como também da produção do alimento, e foi baseado nesse princípio que surgiu o restaurante Mangue Azul.

Localizado em Fortaleza na capital do Ceará, Mangue Azul foi inaugurado em Outubro de 2020 e apesar da situação atual do mundo por conta da pandemia do Covid-19, segundo André Bichucher proprietário do Mangue Azul é notória a excelente aceitação por parte do público.

A paixão pela biodiversidade da região e pelo o que ela representa, tornou- se  o centro do projeto e instigados no cuidado e valorização dos bens naturais é colocado em prática no desenvolvimento da empresa.

Iniciando pelo prédio do restaurante que é todo sustentável, e segue uma lista de medidas que faz com que os clientes tenham uma experiência diferenciada dos demais restaurantes. 

Dentre as medidas que foram adotadas estão o reaproveitamento de água de chuva para irrigação dos jardins e vasos sanitários; sistema de ar condicionado com baixo consumo de energia; iluminação tipo LED; energia solar para aquecimento de água; coleta seletiva do lixo; secadores de mão para clientes internos e externos; torneiras que evitam o desperdício de água; horta orgânica com compostagem; fornecimento de água da casa visando redução de uso de garrafas plásticas, e a valorização de compra por parte dos produtores locais.

Além de todas as ações, o restaurante dispõe de um programa de descarte consciente de embalagens mesmo tendo como uso principal as embalagens reutilizáveis que podem ser lavadas e reutilizadas diversas vezes, sem necessitar do descarte.

 No site do Mangue Azul ainda inclui o passo a passo do que fazer com as embalagens recicláveis: 

✓ Realize o enxágue principalmente das embalagens com molhos. Lembre-se: resíduos sujos podem contaminar resíduos limpos, inviabilizando a reciclagem.

✓ Descarte as embalagens na lixeira de materiais recicláveis em separado dos não recicláveis.

✓ Verifique junto à prefeitura os dias e horários da coleta seletiva, acondicione o material em saco plástico, e coloque para a coleta.

✓ Caso sua região não seja atendida pela coleta seletiva, busque uma associação de catadores mais próxima e entregue seus resíduos diretamente a eles.

Vemos que o restaurante dispõe de recursos e medidas que trazem um conjunto de experiência da alta gastronomia com a redução dos impactos ao meio ambiente.

Leave a Reply

Tradutor