Mutirão de limpeza da Secretaria de Saneamento e Limpa Brasil alerta para ações de educação sanitária e ambiental em Recife

Mutirão de limpeza da Secretaria de Saneamento e Limpa Brasil alerta para ações de educação sanitária e ambiental em Recife

Mutirão de limpeza da Secretaria de Saneamento e Limpa Brasil alerta para ações de educação sanitária e ambiental em Recife

 A atividade ainda conta com o apoio do Programa Vale Luz da Celpe, das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, da EMLURB, da PELC, da Geosistemas e das Escolas de Santo Amaro, além de divulgação da Globo Pernambuco

Recife, 13 de julho de 2018 – Na próxima quarta-feira (18), a partir das 09:30hs um grande mutirão de limpeza com estudantes e representantes de entidades e órgãos públicos vai chamar à atenção para a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Saneamento para promover a sustentabilidade dos serviços de saneamento implantados e/ou recuperados por meio de processo criativo e permanente que promovem a reflexão e mudanças de práticas da população.

O Projeto de Fortalecimento e Capacitação das Ações de Educação Sanitária e Ambiental já vem sendo desenvolvido nos bairros: Mangueira, (Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro e Santa Terezinha), Roda de Fogo e Santa Luzia.

Essas atividades de cunho educativo contribuem de forma lúdica para alertar sobre a importância do cuidado com o planeta, com o meio ambiente e principalmente quanto à destinação correta do lixo como também orientações sobre o combate às doenças arboviróticas (aquelas transmitidas por insetos).

Todo material reciclável que for coletado durante a atividade será depois trocado por descontos na conta de energia do projeto Vale Luz da Celpe. Os estudantes também irão levar materiais que possam ser reciclados para obterem o abatimento no valor da conta.

Além do mutirão organizado pelo Instituto Limpa Brasil uma série de atividades serão desenvolvidas, inclusive esportivas. Será realizado junto com lideranças locais uma rodada de futebol, com foco na participação e união saudável dos moradores, priorizando os alunos das escolas nessa disputa.

Ex jogadores de futebol profissional irão apitar o início dos jogos e também vão transmitir mensagens  para incentivar os participantes a cuidar do meio ambiente.

Esse tipo de ação tem sido promovido com frequência no Recife e conta com o apoio do Projeto Vale Luz, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e do Movimento Limpa Brasil – Let´s do it!,  e faz parte de um plano de conscientização para a importância da sustentabilidade no cotidiano.

Sobre o Vale Luz

Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Celpe recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher resíduos. São aceitos para troca produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plástico (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene), óleo vegetal (óleo de soja, canola,  girassol, gergelim, milho, óleo de coco, etc.). Lista de pontos de troca Vale Luz Recife: http://servicos.celpe.com.br/a-celpe/Paginas/Efici%C3%AAncia%20Energ%C3%A9tica/Vale-Luz.aspx

 Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

 Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Serviço:

Dia 18.07 – Das 9:30hs às 12hs

Local: Campo do Onze

 Participantes: EMLURB, Secretaria de Secretaria de Saneamento, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Limpa Brasil, CELPE, representantes da Empresa Geossistemas, Alunos das Escolas Municipais e Estaduais de Santo Amaro, Liderança Comunitária de Santo Amaro e PELC do bairro de Santo Amaro.

 Previsão de encerramento: Meio-Dia

 Informações para a Imprensa: Reinaldo Canto | reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610

Leave a Reply

Tradutor