11 milhões de pessoas participaram do Dia Mundial da Limpeza

11 milhões de pessoas participaram do Dia Mundial da Limpeza

Mais de 11 milhões de pessoas de 165 países aderiram ao Dia Mundial da Limpeza de 2020, em 19 de setembro. Os países com maior participação foram Indonésia, EUA, México, Índia e Filipinas. Em percentagem da população total, a maioria das pessoas saiu para limpar na Letónia, Estónia, Maurícias, Albânia, São Tomé e Suécia.

“É um verdadeiro milagre que o Dia Mundial da Limpeza tenha acontecido este ano. Mas nós conseguimos!”, disse Anneli Ohvril, CEO da Let’s Do It World. Devido às restrições impostas pela Covid-19, os organizadores em todos os países participantes tiveram que ser flexíveis e criativos para fazer limpezas seguras. O Let’s Do It World realizou diversos eventos para celebrar o Dia Mundial da Limpeza, como oficinas de compostagem e reciclagem, webinars sobre resíduos, convidou pessoas para limpezas socialmente distantes e individuais e até limpezas digitais.

“Em muitos países, as pessoas preferiam participar individualmente ou com seus familiares. Acreditamos que o número real de participantes seja maior do que os 11 milhões relatados, já que muitos limpadores individuais não registraram seus esforços. Esse aumento da participação individual significa que as pessoas estão cada vez mais se responsabilizando pelo meio ambiente”, disse Ohvril.

Um dos focos deste ano foi a campanha de bitucas de cigarro. “Bitucas de cigarro são o tipo de resíduo número 1 que coletamos durante nossas limpezas. Por exemplo, no Dia Mundial da Limpeza, os participantes em Teerã recolheram bitucas de cigarro ao longo da rua Valiasr – a mais longa da Ásia com seus 17 quilômetros. Na Índia, as organizações estão procurando ativamente soluções para a coleta e reciclagem de lixo de cigarro. O problema é enorme – seis trilhões de bitucas de cigarro são produzidas a cada ano, das quais 4,5 trilhões acabam na natureza e contribuindo para o problema de microplástico que o mundo enfrenta hoje”, explicou Ohvril.

“Foi um desafio para a nossa rede e para os nossos líderes organizá-la em 3 meses, em vez dos nossos habituais nove, e o esforço é ainda mais significativo considerando que ninguém sabia o que o futuro reservava. As equipes que compõem a Rede Mundial Let’s Do It são o núcleo, o cérebro e o coração do Dia Mundial da Limpeza”, disse Heidi Solba, presidente e chefe do Let’s Do It World Network, elogiando o esforço de todas as equipes que lideraram a organização do Dia Mundial da Limpeza.

“Para enfrentar os desafios ambientais, temos que coletar resíduos mal administrados da natureza e também criar um sistema que funcione bem, onde os resíduos também sejam usados como recurso. Isso pode ser alcançado com a conscientização da necessidade de produzir muito menos resíduos e da necessidade de separar os resíduos”, disse Solba.

Entre os milhões mobilizados, muitos líderes mundiais também participaram das atividades. O Príncipe Albert de Mônaco com sua família fez uma limpeza nas ruas de Mônaco. Na Bélgica, a primeira-ministra, Sra. Sophie Wilmes, participou de uma limpeza em Rhode-Saint-Genese. A Presidente da Estônia, Sra. Kersti Kaljulaid e o Primeiro Ministro da Estônia, Sr. Jüri Ratas, dedicaram seu tempo a limpar parques públicos do lixo de cigarro. Muitos movimentos ambientais, como Earth Day Network e Friday’s For Future, bem como por ativistas ambientais, entre os quais Greta Thurnberg participou do Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza foi o evento de abertura da Semana de Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a UNESCO lançou seu novo programa de educação ambiental, o #TrashHack, para celebrá-lo.

O Dia Mundial da Limpeza reuniu 50 milhões de pessoas de 180 países em seus três anos de existência.

No Brasil

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza de 2020 foi realizado com o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado com ações realizadas a partir da própria casa dos voluntários como limpezas ambientais (reciclagem e limpeza de focos do mosquito da dengue), limpezas digitais, limpezas solidárias doando roupas e objetos, limpeza mental praticando atividades como leituras, meditação e esportes, além da programação de lives com lideres do Brasil todo.

Veja os resultados abaixo:

934 cidades no Brasil participaram da mobilização no dia 19 de setembro, 2.349 líderes cadastrados com a participação de mais de 126 mil voluntários. As hashtags da campanha tiveram um alcance de mais de 4 milhões, centenas de reportagens e noticias veiculadas nos grandes veículos de comunicação alcançando mais de 10 milhões de pessoas.

Esperamos que você se junte a nós em 18 de setembro de 2021 para o 4° Dia Mundial da Limpeza!

Leave a Reply

Tradutor