Confira algumas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para viver com mais responsabilidade e consciência ambiental neste ano

Confira algumas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para viver com mais responsabilidade e consciência ambiental neste ano

Por Victória Pacheco

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas estabelecem metas e resoluções, seja para a vida pessoal ou profissional. Porém é importante pensar também em metas ligadas à sustentabilidade – afinal, todos os indivíduos têm um papel diante da crise climática e dos problemas ambientais, cada vez mais intensos e alarmantes. Antes de tudo, deve-se ter consciência ambiental para repensar comportamentos e adotar práticas sustentáveis – e isso pode ser mais fácil do que você imagina. Alguns exemplos de ações simples serão apresentados a seguir.

Coloque em prática os 5 Rs da sustentabilidade 

A teoria dos 5 Rs é composta de 5 ações que têm por objetivo reduzir a geração de resíduos, a partir de mudanças de comportamento. Essas ações são: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Repensar: Refletir sobre hábitos de consumo individuais, avaliando se determinadas compras são realmente necessárias.

Reduzir: Consumir menos e dar preferência a produtos mais duráveis e ecológicos. Por exemplo, usando sacolas ecológicas e lâmpadas econômicas, dando preferência a embalagens retornáveis e imprimindo em ambos os lados do papel.

Recusar: Evitar comprar produtos que gerem danos ao meio ambiente, como sacolas ou canudos de plástico.

Reutilizar: Quando possível, reaproveitar produtos que seriam descartados, como embalagens, revistas e papéis de embrulho.

Reciclar: Reaproveitar o resíduo descartado, dando origem a novos produtos ou matéria-prima. Uma opção seria transformar o lixo orgânico (principalmente restos de alimentos) em adubo para plantas.

Descarte pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos corretamente

Os materiais em questão não devem ser descartados em lixo comum, pois contêm metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio, que contaminam o solo e a água. Por isso, procure postos de coleta especial, como empresas que produzem e revendem equipamentos eletrônicos.

Reduza o consumo de água

Há várias formas de diminuir o consumo de água. Você pode, por exemplo, tomar banhos mais curtos, aproveitar a água da chuva para uso não potável (como para lavar o quintal e regar as plantas), verificar se é preciso fazer reparos em equipamentos hidrossanitários que estejam vazando ou com outros problemas, fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar transbordar a água da caixa d’água, entre outras medidas.

Tire os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados

É possível economizar energia e dinheiro desligando completamente os aparelhos sempre que eles estiverem ociosos. Quando apenas deixados em stand-by, eles continuam consumindo energia.

Posicione a geladeira e o freezer longe do fogão

Se estiverem muito próximos, um aparelho precisa gastar muito mais energia para compensar o ganho de temperatura do outro, de modo a manter a temperatura ideal.

Reduza o consumo de carne

A produção de carne é responsável por um grande gasto de água e pela emissão de gases poluentes, além de acelerar os efeitos do aquecimento global. Assim, deixar de consumir esse alimento traz impactos ambientais positivos. Caso não seja possível cessar o consumo por completo, que tal ao menos reduzi-lo? Você poderia, por exemplo, aderir à campanha Segunda Sem Carne, que propõe que as pessoas fiquem sem comer carne na segunda-feira.

Utilize corretamente o sistema de esgoto

Nunca jogue óleo de cozinha, plásticos, restos de alimentos e outros materiais nos vasos sanitários, pias e ralos. Isso pode gerar entupimentos nas tubulações das casas e dos sistemas de esgoto e, em alguns casos, contaminar os cursos d’água, provocando até mesmo a morte de peixes e outras espécies.

Seja um voluntário ambiental

É possível participar de projetos e programas voltados para a educação ambiental, a revitalização de espaços públicos, o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, a proteção da fauna, entre outros objetivos. Por exemplo, você pode participar do Dia Mundial da Limpeza, movimento global que acontece anualmente e conta com ações de sustentabilidade e conservação do meio ambiente.

Leave a Reply

Tradutor