Dia Mundial da Limpeza 2022: quase 15 milhões de pessoas em 190 países participaram mesmo com circunstâncias desafiadoras, inclusive na Ucrânia.

Dia Mundial da Limpeza 2022: quase 15 milhões de pessoas em 190 países participaram mesmo com circunstâncias desafiadoras, inclusive na Ucrânia.

Escrito por Anne-May Nagel | Lets do It World
Tradução e adaptação por Larissa Santos Silva | Instituto Limpa Brasil Lets do It
Fevereiro 08, 2023

Dia Mundial da Limpeza

A 5ª edição do Dia Mundial da Limpeza engajou 14,9 milhões de participantes de 190 países apesar de conflitos, desastres naturais e guerras. Ao todo, 60 mil toneladas de resíduos foram recolhidas por voluntários que doaram 30 milhões de horas de trabalho voluntário em apenas um dia. 

A maratona de mutirões do ano passado foi marcada por contextos complexos em diversos países participantes. Guerra na Ucrânia, inundações no Paquistão, retomada do Talibã no Afeganistão e tempestades na Europa e na Ásia trouxeram novos desafios aos mutirões, mas não impediram os voluntários do Dia Mundial da Limpeza.

“Apesar dos vários desafios, as pessoas preocupadas com a crise do lixo vieram para limpar o planeta. Isso comprova não apenas a importância do problema do lixo, como também destaca o nível de comprometimento e contribuição que as pessoas estão dispostas a colocar para resolvê-lo”, observou Heidi Solba, presidente e chefe da Rede Global do Let’s Do It World e do Dia Mundial da Limpeza.⁠

Na Ucrânia, 120.000 pessoas participaram de limpezas que também aconteceram em zonas de guerra. O Paquistão, que sofreu inundações e deslizamentos de terra generalizados, reuniu 15.000 pessoas para participar da limpeza de áreas do sul do Paquistão. As fortes chuvas também atrapalharam as limpezas em muitos países dos Bálcãs e da Europa Central, assim como na Costa Rica e em Camarões. A Bulgária e a China foram devastadas por tempestades pouco antes do evento e as temperaturas extremamente altas no Suriname e na Tunísia interromperam a coleta de resíduos.

“Vemos cada vez mais eventos climáticos extremos e desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas. Vidas de centenas de milhões são impactadas negativamente por essa realidade problemática”, disse Anneli Ohvril, diretora executiva do Let’s Do It World.⁠

Alguns países também colaboraram na solução de problemas de resíduos em comum. Em Chipre, os dois lados do país uniram forças para limpar a ilha. Na Holanda, o foco foi trabalhar com a Indonésia para resolver o problema da exportação de lixo. A colaboração busca garantir que os resíduos não acabem em outros países – com o objetivo final de proibir a exportação de resíduos plásticos para fora da União Europeia, que já está trabalhando na atualização de seus regulamentos de remessa de resíduos.

A última edição do Dia Mundial Da Limpeza também quebrou recordes nacionais de participantes para cada quinto país participante. Em 45% dos países, o número de participantes foi maior em comparação com o ano anterior. Entre 2018 e 2022, o total de 197 países participaram das campanhas, com 71 milhões de participantes. 

Apenas seis países ainda não integram o movimento:

  • Belize;
  • Liechtenstein;
  • Ilhas Salomão;
  • eSwatini;
  • Turcomenistão;
  • Tuvalu.

Nos dias 26 a 29 de janeiro, os representantes dos países participantes se reuniram em Tallinn, na Estônia, para a conferência global anual “Let’s do It World”, apoiada pelo European Regional Development Fund (ERDF) e pela Enterprise Estonia. O próximo Dia Mundial da Limpeza será em 16 de setembro de 2023. 

O Dia Mundial da Limpeza é organizado pela Let’s Do It World, uma organização global e parceira credenciada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA). Atualmente como maior movimento ambiental cívico da história, o Dia Mundial da Limpeza está a caminho de se tornar uma data oficial designada pelas Nações Unidas.

Dia Mundial da Limpeza no Brasil

No Brasil, 260 mil voluntários foram engajados pela campanha e 610 toneladas de resíduos foram coletados, o que representa 52.302 mil horas em trabalho voluntário e R$288.184,02 em economia para o estado com base nas horas de voluntariado.

Ao todo 1620 líderes mobilizadores de ações participaram em 992 municípios nos 27 estados do Brasil. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha através dos meios de comunicação! Outras atividades foram realizadas como doação de 3.299kg de alimentos e 8.846 peças de roupas além de 96 ecopontos espalhados pelo Brasil recebendo doações de resíduos em geral.

Sobre o Instituto Limpa Brasil

O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a conscientização do descarte irregular do lixo por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. Desde 2010, em parceria com a Fundação Let’s Do It!, realiza no Brasil o maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, que já atraiu mais de 70 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países.

 

Leave a Reply

Tradutor