Nosso guia para uma organização ecologicamente responsável!

Nosso guia para uma organização ecologicamente responsável!

Escrito por Iryna Komazova | Lets do It World
Tradução e adaptação por Larissa Santos Silva | Instituto Limpa Brasil Lets do It
Fevereiro 16, 2023

Organizar geralmente está na nossa lista de afazeres, embora frequentemente seja ignorada. Dar um jeito na bagunça requer tempo e energia, em contraposição com a rotina ocupada da vida moderna um problema que apenas tende a aumentar durante as temporadas de férias. Mas o início do ano pode ser um ótimo momento para tirar isso da sua lista. Após a socialização do carnaval, todo mundo retoma sua rotina. Nossa dica? Reserve seus fins de semana para fazer uma boa limpeza ecologicamente responsável! Confira nossas dicas.

Organize por categorias

Se você quer mesmo se livrar de suas coisas antigas, então você deve estar pronto para gastar tempo com isso. O que leva a uma questão importante: qual a melhor forma de gerir esta tarefa sem perder a motivação e desistir?

Talvez você se identifique com o seguinte cenário: Você passou o dia em seu quarto arrumando o guarda-roupa. Agora está organizado com um sistema perfeito. Mas aí você continua encontrando mais roupas em outros cômodos da casa! De repente, seu novo sistema de organização não funciona mais. Como pode evitar isso?

Uma solução: organizar por categoria. A especialista em arrumação, Marie Kondo, ganhou fama graças a esse conselho. Ao desempenhar a tarefa a partir de uma categoria por vez, você vê o quadro completo. Você pode identificar cópias e semelhanças no que possui.

Kondo sugere organizar os itens em cinco categorias: roupas, livros, papéis, outros itens e itens sentimentais. Mas fica a seu critério também dividir essas categorias gerais em subcategorias que possam facilitar a tarefa. Por exemplo, quando estiver em uma categoria de itens variados, você pode separar da seguinte forma:

  • utensílios de cozinha;
  • produtos de higiene pessoal;
  • medicamento;
  • brinquedos para crianças ou animais de estimação;
  • acessórios de cabelo;
  • jóias.

O que fica e o que vai embora

Nós sabemos quão difícil é desapegar das nossas coisas. Para ajudar nessa decisão, tente usar o famoso conselho de Kondo de olhar para cada objeto por vez e se perguntar se aquilo ainda te desperta alegria. Caso não funcione e você ainda enfrente dificuldades para descartar os itens, seguem algumas questões a serem consideradas nesse processo de escolha: 

  • Você se lembra da última vez que usou?
  • Está guardando apenas para “caso precise”? 
  • Está guardando por motivos práticos ou sentimentais? 
  • Você irá usar regularmente?
  • Está guardando só porque foi um presente?

O objetivo da organização é dizer adeus aos bens que não te fazem mais feliz, ou que perderam sua utilidade.

Como descartar os itens de forma ecológica

Agora que você já sabe do que precisa se livrar, começa uma tarefa igualmente importante de descarte com responsabilidade ambiental. 

Como você provavelmente já adivinhou, jogar itens na lixeira é a última coisa que sugerimos. Estamos aqui para ajudar a manter seus resíduos fora do aterro ou da incineração! Passar esses objetos indesejados para alguém que precise ou queira é a opção mais ecológica. Por que você não tenta reaproveitar, vender, reciclar ou distribuí-los por meio de sites específicos ou grupos do Facebook? E se você quebrou ou danificou itens que ainda precisa ou deseja, agora é o grande momento para consertá-los — ou encontrar alguém capacitado para isso!

Se essas opções são inviáveis, pesquise o que é aceito para doação ou reciclagem na sua região e quais organizações realizam esse trabalho. Listamos algumas ideias: 

  • Instituições de caridade ou igrejas (geralmente aceitam roupas, acessórios e brinquedos em bom estado. Às vezes também promovem campanhas de arrecadação de agasalhos, nas quais você precisa separar as roupas desgastadas das boas);
  • Bibliotecas (dar livros em bom estado);
  • Lixeiras de reciclagem;
  • Centros comunitários de reciclagem ou bancos de resíduos;
  • Pequenas iniciativas de reciclagem (transformação de resíduos em matéria-prima) / upcycling (desenvolvimento de um novo produto). 

Depois de limpar sua casa e remover o que não precisa mais, é hora de organizar seu espaço de maneira eficaz. Não se apresse, procure por ideias de organização de espaço e divirta-se tornando sua casa aconchegante com coisas que fazem você se sentir bem!

“Depois do agitado período natalino, o começo do ano é o momento perfeito para pensar no que deve permanecer em sua vida e no que deve ser descartado. Então, vamos começar com suas coisas antigas — e fazer uma organização ecológica!”

Leave a Reply

Tradutor