Guia de compostagem doméstica para iniciantes

Guia de compostagem doméstica para iniciantes

Escrito por Iryna Komazova | Lets do It World 
Tradução e adaptação por Rafaela Macêdo | Instituto Limpa Brasil Lets do It 
20 de abril, 2023 

 

Qual é a forma mais fácil de ajudar o meio ambiente? Em nossa opinião, é a compostagem! Por quê? Porque por meio da compostagem você pode salvar mais de 80% do que é desperdiçado de ter um impacto ambiental negativo. Como assim? Se o resíduo orgânico não for para o aterro, ele não produzirá gás metano – um gás que é 28 vezes mais potente em aquecer nosso planeta que o dióxido de carbono. Isso faz a compostagem ser um grande ganho para o planeta. Ademais, fazendo compostagem das sobras em sua cozinha você pode enriquecer seu solo com nutrientes valiosos. Então, nenhum produto químico será necessário para fazer suas plantas florescerem com maior força! 

Existem muitos métodos diferentes de compostar, dessa forma, você pode fazer a compostagem de quase todo o desperdício orgânico que você produz, não importa onde você vive. Continue lendo para descobrir como iniciar essa prática hoje. 

Vantagens e usos do composto

Você já sabe que compostar é benéfico para o solo e plantas, mas por quê? Primeiro, seu fertilizante caseiro adiciona nitrogênio, potássio, fósforo, manganês, ferro, cobre e zinco para o substrato. Esses macros – e micronutrientes são importantes contribuidores para a saúde de uma planta. 

Outro benefício da compostagem é que ele lança esses nutrientes vagarosamente na terra, desse modo, plantas conseguem a quantidade necessária, prevenindo o excesso de nutrientes de vazarem em vias navegáveis e as poluindo. (Isso acontece frequentemente quando um jardineiro usa um fertilizante comercial). 

Compostar também leva o nível de pH do solo para uma faixa ideal, neutralizando tanto solos alcalinos como solos ácidos. Um composto enriquecido também atrai pequenos ajudantes como minhocas, centopeias e insetos que aram o terreno. Finalmente, a esfarelada textura do composto clareia a terra, permitindo raízes jovens crescerem mais facilmente. Sistemas de raízes saudáveis previnem a erosão do solo e retém melhor a água. 

Você pode usar o composto feito numa variedade de formas, como no topo de seu canteiro de jardim antes de plantar novas plantas, ou adicioná-lo em vasos de planta no interior do ambiente. E, confie em nós, você notará a diferença! 

Escolha seu composto

Se você pensa que compostagem é apenas possível para donos de jardim, você está errado! Existem muitas possibilidades. E você pode usar várias ao mesmo tempo. 

Composto de jardim aberto

Esse é o tipo mais simples. O desperdício orgânico é colocado em um solo de base composto de madeira ou arame, o qual você pode facilmente fazer você mesmo. E, se você não se incomoda com aparências, você pode simplesmente empilhar o resíduo orgânico em um lugar específico. 

O volume de um amontoado em si deve ser em torno de um metro cúbico, a fim de gerar calor suficiente para o processo de compostagem. Idealmente, você deve abrir dois compostos; um com material fresco e um segundo para o acabamento da decomposição. No entanto, com um composto aberto, fique atento que o composto não está tão protegido – então ele talvez se torne muito molhado ou muito seco, e pode atrair pestes. Mas não se preocupe, nós te mostraremos como resolver esses possíveis problemas mais à frente! 

Esses modelos garantem muito ar em seu composto!

Composteira de jardim fechada

Essas composteiras são encontradas em lojas de jardinagem ou online, ou com um pouco de esforço você pode construir a sua própria. Uma composteira de metal, madeira ou de plástico é geralmente em formato quadrado (mas isso pode variar). Você também encontrará alguns modelos com isolamento para acelerar o processo de compostagem. A maioria tem uma tampa com fechaduras, para prevenir pestes de entrarem. Em via de regra, compostos não cheiram mal, mas por garantia, a tampa também esconde qualquer odor do processo de fermentação. Os resíduos orgânicos são carregados a partir do topo. E a maioria dos modelos são projetados com um lado removível, ou com uma porta na base para fácil acesso ao composto pronto. Embora às vezes é mais fácil remover todos os lados de uma vez, aplicar composto ao seu jardim e aí, remontar. 

Cores escuras ajudam a acumular calor dentro

Composteira de jardim em tambor

Esse tipo se parece com um tambor com pernas. Você coloca os restos orgânicos no tambor, fecha a tampa e o gira uma vez na semana. Como é geralmente selado e elevadas acima do chão, você não precisa se preocupar com pestes porque elas não conseguem alcançar o composto. Também é mais fácil de tirar o fertilizante pronto de uma composteira de tambor. Mas esses produtos são mais caros que os tradicionais depósitos de compostagem abertos ou fechados. 

Composteiras compactas de tambor podem até ser colocadas na sua varanda

Composteiras com minhocas (dentro ou fora de casa)

Minhocas são uma parte valiosa da compostagem. Elas são máquinas produtoras de fertilizante e sobras orgânicas são seu combustível. Você não precisa normalmente adicionar minhocas em uma composteira de jardim à medida que elas vêm para o ‘banquete’ sozinhas. 

Apesar disso, se você está fazendo compostagem dentro de casa você precisará de ajudas extras de minhocas. Minhocas ‘regulares’ de ambientes externos não funcionam. Você precisa de espécies que preferem viver em matéria orgânica do que em solo, e que podem digerir uma quantidade significativa de resíduos da cozinha. Fazendas especializadas de minhocas ou lojas de jardinagem vendem esses animais em colônias. A caixa de compostagem também deve ser especial; essas criações de minhocas – as composteiras de vermes – normalmente constituem em muitas travessas com buracos no fundo, os quais são montados um no topo do outro. 

Para começar a fazenda de minhocas, coloque a base de papel, papelão e terra na travessa superior e coloque suas minhocas lá com uma porção de resíduos orgânicos frescos. Cubra restos de comida com terra ou papel para prevenir odores. Quando a travessa estiver cheia, a mova para um nível abaixo. Daí, pegue uma travessa vazia de cima e encha a nova travessa com comida para as minhocas. As minhocas irão rastejar para a travessa fresca, e você estará livre para usar o fertilizante pronto da travessa debaixo. Muitas fazendas de minhoca vêm com mecanismos para drenas o excesso de água e eles valem a pena o uso. Muito líquido não é bom para minhocas e as desaceleram. 

Uma casa para minhocas também pode ser estilosa

Bokashi Composting

Bokashi é uma mistura de farelo de trigo, serragem e micro-organismos que aceleram o processo de fermentação, você pode comprar o kit out fazer Bokashi do princípio. Normalmente, Bokashi é usado para compostagem em apartamento. Você vai precisar de uma caixa de fundo duplo com uma torneira embaixo. Você também precisará de uma tampa apertada o suficiente para prevenir o ar de entrar – Já que o oxigênio previne fermentação. Para compostagem, adicione uma camada de resíduo orgânico, daí uma boa quantidade de Bokashi na caixa e feche a tampa. Drene o líquido regularmente; isso pode ser usado como fertilizante para plantas de casa quando diluído com água à uma quantidade de 1/10 (um décimo). 

Depois da caixa estar cheia, deixe fermentar por 10 dias, regularmente drenando o ”chá de composto”. Você não verá um solo parecido com composto com esse método. Ao invés disso, você vai precisar esvaziar os orgânicos fermentados em um uma composteira de jardim ou enterrar diretamente no chão onde eles irão ”desaparecer” rapidamente. 

Kit de compostagem Bokashi

Composteira elétrica interna

O método interno mais rápido de compostagem é uma composteira interna. Esse compacto utensílio caseiro recentemente inventado lida com sobras orgânicas entre 5-48 horas. Primeiro, ele aquece os restos de comida para matar bactérias e desidratar os materiais orgânicos. Depois, o utensílio mistura o conteúdo, esfria e desagrega o resíduo. O excesso de mistura é removido através de um filtro, prevenindo mal cheiro. Alguns modelos de composteiras elétricas permitem a adição de produtos animais e plástico compostável. 

Esse método não consegue reter muitos nutrientes devido as altas temperaturas usadas, mas isso previne o resíduo de emitir CO2 no terreno; e em algumas horas ou dia você consegue adubação verde para adicionar em suas plantas. Contudo, é a forma mais cara de lidar com os seus restos orgânicos. 

Perfeito para reciclagem rápida de restos de cozinha

Como o processo de compostagem funciona

Compostagem é um processo natural, mas existem diferentes métodos. O mais simples é chamado compostagem fria. A compostagem fria depende de microrganismos e minhocas da terra – Junto ao oxigênio, água de chuva e temperatura – para decompor qualquer resíduo orgânico adicionado numa composteira. Isso não é um processo rápido, levando no mínimo 6 meses até você obter um fertilizante utilizável. Além disso, o processo será ainda mais devagar se a temperatura de fora estiver baixa.  

Então compostagem fria é uma boa escolha se sua maior preocupação são depósitos orgânicos ecologicamente sustentáveis. Mas se você quiser maximizar os benefícios para suas plantas, você deveria utilizar o método de compostagem quente. Assim, como isso funciona? 

Primeiro, tenha certeza de que a pilha de composto está levemente molhada. Você não quer que ele fique seco ou esteja encharcado por longos períodos. Pense sobre onde você coloca seu composto.  

Por exemplo, se você live em um clima com verão quente, um lugar com sombra é perfeito para prevenir a mistura de evaporar. Se seu clima é úmido, escolha um lugar ensolarado. Quando começar a compostar, colocar galhos e gravetos no fundo provém a aeração. Aeração é o segundo requerimento mais importante para compostagem quente. Virar o composto é uma necessidade por essa razão. Sem aeração, micróbios não conseguem oxigênio o suficiente para aumentar sua digestão.  

Finalmente, o balanço de materiais ricos em carbono e nitrogênio é necessário para manter uma boa temperatura de compostagem. Resíduos ricos em carbonos são materiais que são geralmente secos e com madeira em textura. Eles são muitas vezes referidos como os ‘marrons’, pois eles normalmente são de cor marrom. Os que são ricos em nitrogênio são o oposto. Eles são conhecidos como ‘verdes’. Esse resíduo é aguado e fresco. Para conseguir um balanceamento correto, você irá colocar duas ou três vezes mais marrons que verdes em seu composto.

Seus microrganismos de compostagem devem ser equilibrados

O que pode ou não pode ser compostável

Quando você começa a compostagem, você talvez fique com medo de estragar tudo por adicionar a coisa errada. Para te ajudar, nós te damos uma saída do que seria bom para o seu composto: 

  • Frutas e vegetais; 
  • Arroz e outros grãos; 
  • Massa e macarrão; 
  • Cascas de ovo; 
  • Grãos de café; 
  • Cascas de noz; 
  • Caroços de fruta e bagas; 
  • Guardanapos usados e toalhas de papel; 
  • Folhas mortas; 
  • Galhos e gravetos triturados; 
  • Palha; 
  • Pedaços de papelão e jornal; 
  • Lascas de madeira; 
  • Grama cortada; 
  • Pauzinhos usados, palitos de dente e cotonetes de bambu; 
  • Pequenos fios e cordões de algodão.

Basicamente, qualquer resíduo orgânico pode ir para uma composteira. Carne, peixe e produtos de laticínios podem ser compostados também, mas é melhor esperar até que a temperatura esteja mais alta; Daí o calor matará todos os microorganismos patogênicos. Se você está adicionando produtos animais em uma composteira aberta, os coloque bem embaixo para prevenir odores e pestes. 

Fezes de pets herbívoros como coelhos e porquinhos da Índia também podem ser compostáveis. Mas mantenha a lixeira de gatos e cachorros longe de seu composto pois as bactérias que vivem em suas vezes talvez contaminem o composto e suas plantas depois de sua aplicação. Se você está fazendo uma fazenda de minhocas, adicionar muita cebola ou cascas cítricas podem fazer o composto de tornar muito ácido, o que pode matar as minhocas. 

Ajude a natureza a transformar essas sobras em fertilizantes benéficos

Problemas comuns da compostagem

Se você manter o conteúdo do composto balanceado e mexer regularmente, você não está propenso de enfrentar os problemas seguintes. Mas é melhor saber com antecedência o que pode acontecer, para prevenir erros!  

Odor

A compostagem não deve cheirar como uma lixeira. Mas ela talvez comece a feder se estiver com muitos ‘verdes’, muito pouca aeração ou muita umidade. Adicionar folhas secas, papel usado, ou outros ‘marrons’ em combinação com uma virada da pilha pode solucionar uma situação de odor. 

Se sua fazenda de minhocas caseira se tornar malcheirosa, tenha certeza de que você está cobrindo os restos de cozinha com um solo básico depois de adicioná-los ao composto. Ademais, cheque se o composto está bem arejado; talvez você precise virar o conteúdo ou fazer mais buracos para assegurar o fluxo de ar. E, não adicione muitas comidas que as minhocas não gostem (como cascas de laranja ou cebolas) ou que já possuem cheiro forte (como carne, peixe ou repolho). Se a fonte do cheiro é uma dessas mencionadas, simplesmente retire o item ofensor e deixe as minhocas terminarem o resto. Da próxima vez, adicione esse tipo de restos gradualmente e os corte em pedaços pequenos. Se nenhuma dessas soluções funcionarem, você talvez tenha dado para as minhocas mais material do que elas conseguem lidar. Como via de regra, você terá 0.5kg de minhocas (cerca de 1000 delas) para 0.5kg de resíduo alimentício diário. 

Roedores

Restos de comida atraem camundongos, ratos, ouriços, guaxinins e outras pestes. Sua composteira de jardim pode ser vista como um espaço acolhedor para animais construírem um ninho ou ter um banquete. Alguns deles podem espalhar doenças que ameaçam humanos e animais. Outros simplesmente fazem uma bagunça em seu jardim. Se você sabe que pestes são um problema comum em sua área, utilize uma composteira de lata fechada com um fio no fundo ou copo. Manter sua pilha molhada e a girando regularmente irá ajudar a manter esses animais longe de seu composto; roedores são prováveis de escolher um lugar quente, seco e sossegado para criar seus ninhos. Se você faz compostagem de carne, peixe ou comida cozinhada, as cubra com ‘marrons’ e coloque-os profundamente dentro da pilha para camuflar o aroma.  

Formigas

Formigas são em geral inofensivas e até úteis na aeração de seu composto. Mas algumas espécies podem atacar a população de minhocas, e potencialmente você também. Elas gostam de lugarem secos e carboidratos, então assegure que sua pilha está molhada o suficiente, e não adicione muitas coisas como restos de pão ou grãos de café. Se você já está enfrentando esse problema, tente adicionar mais água, aplicar fubá, ou tentar nematoides para se livrar das formigas. 

Outros insetos

Moscas, drosófilas e outros insetos geralmente não simbolizam nenhuma ameaça para você ou seu composto, mas podem ser irritantes. Uma solução fácil é adicional mais materiais marrons para a pilha – e cobrir os ‘verdes’ toda vez que você os adiciona. 

O processo está muito devagar?

Podem existir dezenas de causas para um processo vagaroso de compostagem. Vamos tentar consertar os problemas mais comuns: 

  • Composto está muito seco: adicione mais verdes e água; 
  • Composto está muito úmido: adicione mais marrons; 
  • Conteúdo está muito compacto: gire-o com um tridente ou pá 
  • Grandes pedaços continuam indigestos: corte-os em pedaços menores 
  • A temperatura do lado de fora está muito baixa: isole a caixa de compostagem 

Mofo

Mofo normalmente não é ruim, e é benéfico para compostagem. É um sinal de que o processo está fluindo corretamente. Mas se o mofo está acompanhado de qualquer um dos problemas mencionados acima, é melhor você tomar providências. Teste ajustar a balança de umidade ou checar a proporção de ‘verdes’ e ‘marrons’. 

Verifique seu composto regularmente. A detecção precoce de um problema é mais fácil de corrigir

Como você pode ver, a natureza sabe como lidar com resíduos orgânicos. Porém, com um certo esforço extra seu, você terá maiores benefícios para suas plantas por fazer compostos altamente nutritivos. 

Leave a Reply

Tradutor