Nações Unidas adicionam o Dia Mundial da Limpeza ao calendário internacional da ONU

Nações Unidas adicionam o Dia Mundial da Limpeza ao calendário internacional da ONU

Tallinn, Estônia, 9 de dezembro de 2023

Let’s Do It World (LDIW), a ONG sediada na Estônia que iniciou e liderou a ação cívica anual do Dia Mundial da Limpeza, anuncia que as Nações Unidas proclamaram por unanimidade que o dia 20 de Setembro será declarado o ‘Dia Mundial da Limpeza’ no calendário oficial da ONU a partir de 2024.

O Calendário Internacional de Dias e Semanas da ONU afirma que tais dias são “ocasiões para educar o público em geral sobre questões preocupantes, para mobilizar vontade política e recursos para resolver problemas globais e para celebrar e reforçar as conquistas da humanidade”. Existem atualmente 211 eventos observados no calendário, e o Dia Mundial da Limpeza está programado para ser comemorado em 20 de setembro de cada ano.

O Dia Mundial da Limpeza é o principal projeto da LDIW. O seu principal objetivo é aumentar a sensibilização para a crise global de resíduos mal geridos e atuar como um catalisador para a cooperação intersetorial e a educação. O LDIW visa envolver 5% da população global, o ponto de inflexão necessário para uma mudança comportamental social duradoura, promovendo assim uma sociedade com mentalidade cooperativa rumo a uma economia circular.

Andre Dzikus, Chefe da Seção de Serviços Básicos Urbanos da ONU-Habitat, falou hoje na COP28 durante o painel de discussão organizado pelo Pavilhão da Estônia ‘Dia Mundial da Limpeza como um Gatilho para uma Mudança Sustentável’, observando a capacidade do Dia Mundial da Limpeza de afetar globalmente, mudança sistêmica; “Quando temos uma massa crítica de população, quando encontramos esse ponto de inflexão, um grande número de pessoas num país mostrando aos outros como realizar uma gestão eficaz de resíduos, isso faz a diferença como movimento social.”

Desde 2018, os seis eventos anuais do Dia Mundial da Limpeza envolveram quase 91 milhões de pessoas, atingindo mais de 1% da população global, com participantes de 211 países e territórios, que incluem 95% dos 193 estados membros da ONU.

A presidente e chefe da rede global da LDIW, Heidi Solba, declarou: “A adição do Dia Mundial da Limpeza ao calendário da ONU significa um apoio mais forte dos governos dos países da ONU, maior visibilidade e um envolvimento mais forte nos próximos Dias Mundiais da Limpeza”.

De acordo com Solba, “Estamos testemunhando ações excelentes e impactantes após cada Dia Mundial da Limpeza. Já vemos LDIW e governos colaborando para implementar soluções sustentáveis a nível local. O Dia Mundial da Limpeza serve como um poderoso catalisador, contribuindo significativamente para esta tendência crescente. A expectativa agora é que os governos e as organizações multinacionais aumentem o seu compromisso em impulsionar a mudança sistêmica rumo à economia circular de que a raça humana necessita”, enfatizou.

A decisão da ONU encerra um ano de 2023 recorde para o movimento LDIW, com a participação de 198 países e territórios, o que inclui 90% dos estados membros da ONU. A participação deste ano de 19,1 milhões de voluntários é o valor anual mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19 e o segundo mais elevado em todas as campanhas dos Dias Mundiais da Limpeza.

A inclusão no Calendário da ONU segue-se à recepção, em Julho, do Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a Mobilização, validando assim os muitos anos de dedicação do movimento para criar um mundo livre de resíduos.

Os destaques dos resultados do Dia Mundial da Limpeza de 2023 incluem a incrível participação de 3,25 milhões de voluntários em Moçambique (equivalente a 10% de toda a sua população), seguida pelos 2,61 milhões da Indonésia, 2,45 milhões da Índia e 2,45 milhões dos EUA. 2,35 milhões e 1,98 milhões do México. Além disso, apesar dos desafios contínuos que a Ucrânia enfrenta, a sua equipa ainda envolveu quase 283.000 participantes, a segunda maior participação de sempre.

Significativamente, os resultados do Dia Mundial da Limpeza de 2023 viram o surgimento de três tendências globais crescentes notáveis; a participação de jovens e estudantes, de ministros e funcionários do governo local e nacional, e o grande volume de resíduos recolhidos.

O aumento no envolvimento dos jovens foi especialmente observado, por ex. França (50%) e Moçambique (67%), com a nação fundadora do Dia Mundial da Limpeza, a Estônia, a reportar 92% do seu total como jovens.

Estas tendências encorajam a recepção da mensagem vital para a mudança necessária, com indicações de muitos países de que programas educativos estão sendo acrescentados aos currículos escolares, bem como outras iniciativas impulsionadas pela sociedade no sentido de uma economia circular.

“A tendência de aumento da quantidade de recolha de resíduos serve apenas para realçar a quantidade de resíduos que geramos todos os anos, o que é uma tendência muito mais preocupante. Embora reconheçamos a importância e relevância das ações de limpeza, não somos apenas uma organização de limpeza, somos principalmente uma organização de sensibilização e entrega de soluções que aborda parte da tripla crise planetária. Os resíduos e a poluição contribuem significativamente para essa crise”, concluiu Solba.

Os resultados combinados das ações do Dia Mundial da Limpeza ao longo dos anos consolidam ainda mais a posição da LDIW como o maior movimento de ação cívica do mundo na história da humanidade, com uma rede ativa cada vez maior que inclui quase todas as nações.

A adição do Dia Mundial da Limpeza ao calendário da ONU facilitará enormemente a jornada contínua do movimento geral no sentido de enfrentar a crise global de resíduos mal geridos, à medida que lutamos coletivamente por um mundo sem resíduos.

Leave a Reply

Tradutor